Mais
×

Como determinar seu tipo de personalidade de acordo com a classificação Myers Briggs

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Sistemas de classificação de personalidade são sempre formas divertidas das pessoas aprenderem sobre si mesmas. Não há nada como ler sobre o seu tipo de personalidade e dizer "Sim, esse sou eu!". Há uma certa satisfação e assombro em saber que alguém o identificou com precisão em um sistema de classificação de personalidade. O sistema de personalidade Myers Briggs é amplamente utilizado e altamente renomado, mas pode ser difícil de entender. Siga estas etapas para determinar o seu tipo de personalidade Myers Briggs.

Instruções

O sistema de classificação de personalidade Myers Briggs pode te ajudar a se conhecer melhor (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Comece lendo um pouco sobre o sistema de classificação de personalidade Myers Briggs antes de tentar encontrar a sua combinação particular de funções. Saiba que ele é baseado na teoria de personalidade do famoso psicólogo Carl Jung.

  2. Entenda que o sistema de Myers Briggs utiliza uma combinação de quatro letras, que correspondem a um conjunto de funções. A letra que corresponde ao seu tipo é a sua preferência por uma determinada função em detrimento de outra. Comece descobrindo se você é extrovertido ou introvertido. Note que isso se refere a saber se você fica mais disposto passando tempo com outras pessoas ou passando algum tempo sozinho.

  3. Decida se você prefere sentir (coletar informações através dos seus cinco sentidos, preferindo confiar neles na hora de tomar decisões) ou intuir (a sintetização de informações usando seu instinto ou a coleção de percepções que não necessariamente foram obtidas através dos seus cinco sentidos). Descubra se você prefere um planejamento racional simples e direto ou se tem uma tendência a construir ideias a partir de conceitos distintos.

  4. Em seguida, determine se você prefere pensar (confiando em sua capacidade de pensar de forma lógica e racional) ou sentir (confiando em sua capacidade de avaliar as suas emoções sobre situações) para tomar uma decisão. Pense em como você age a maior parte do tempo, já que todos nós temos uma tendência em utilizar cada uma das oito funções de vez em quando.

  5. Finalmente decida se você prefere julgar (a tendência para planejar e exigir planos sólidos e finalizados) ou perceber (a tendência a gostar de decisões abertas e tomadas de forma mais espontânea). Combine a primeira letra de cada uma das quatro preferências para determinar o seu tipo de personalidade Myers Briggs.

Dicas

  • Siga seu primeiro instinto quando escolher sua preferência entre as funções, essa provavelmente será a resposta correta.
  • Faça alguns testes de personalidade Myers Briggs depois de ter chegado ao seu tipo de personalidade através desse método, para verificar o quão bem você selecionou seu próprio tipo. A sua combinação final deve ser algo como INFJ ou ESTP.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article