Dez regras de etiqueta ao telefone

Escrito por tamiya king | Traduzido por karenini k. viana
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Dez regras de etiqueta ao telefone
Etiqueta profissional ao telefone fornece a sua empresa uma reputação positiva (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Se você trabalha em um escritório, uma pequena empresa ou simplesmente quer ter certeza de que as boas maneiras de falar ao telefone são praticadas em sua casa, aplique as regras de etiqueta. Saber o que fazer e o que não fazer ao responder e falar ao telefone é imprescindível. Isso vai ajudar você a adquirir e manter clientes, além de ter conversas a partir do seu telefone de casa.

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Fale claramente

Tenha certeza de que todas as suas palavras são claras quando você falar. Enuncie-as enquanto sorri ligeiramente. Fale devagar, pois a pessoa do outro lado do telefone deve entender você.

Cumprimente apropriadamente os clientes

Quando você atender o telefone, cumprimente o cliente de acordo com a hora do dia (por exemplo, "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite"). Agradeça-o pela ligação na saudação inicial. Isso faz com que o cliente se sinta confortável expressando uma reclamação ou fazendo uma pergunta.

Pergunte como você pode ajudar

Pergunte ao cliente como você pode ajudar quando cumprimentá-lo. Depois de ouvir a razão da ligação, se você não puder ajudar, tente transferir o consumidor para o departamento apropriado.

Escute o pedido do consumidor

Ouça com atenção o pedido do cliente. Faça perguntas ​​para determinar como você pode ajudar. Não interrompa quando o interlocutor estiver falando.

Peça para colocar a chamada em espera

Antes de colocar uma chamada em espera, peça permissão. Uma vez que você apertou o botão de espera, trabalhe para resolver o problema do cliente o mais rápido possível.

Não fale com a boca cheia

Não atenda o telefone com a boca cheia. Isso torna difícil para o cliente entender você e é frustrante, especialmente se a chamada é urgente. Atender o telefone no trabalho, enquanto se come, dá uma impressão não profissional.

Não falar muito alto ou muito baixo

Atenda o telefone no volume que você normalmente fala. Falar baixinho vai ser um desafio para o cliente entender o que você está dizendo. Isso pode confundir o interlocutor, sem saber que ele discou o número certo. Atender o telefone muito alto soa duro e abrasivo, o que é pouco atraente para o consumidor.

Não deixe o cliente na espera

Se você tem que colocar a chamada em espera, não deixe a pessoa aguardando por muito tempo. Volte a cada poucos segundos para manter o consumidor informado sobre seu progresso.

Não use gírias

Usar gírias ou palavras abreviadas durante uma conversa por telefone é inadequado e não profissional. Por exemplo, se você tem que verificar algo para o cliente, diga "só um momento" e não "espere um segundo".

Não atenda o telefone casualmente

No lugar de simplesmente dizer "Olá" ao responder a um telefonema de negócios, indique o nome da empresa ou diga o slogan da empresa imediatamente.

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