Como diagnosticar que uma cadela chihuahua está prenha

Escrito por stevie donald | Traduzido por ricardo castiglioni
Como diagnosticar que uma cadela chihuahua está prenha
É muito mais fácil determinar se uma cadela chihuahua está prenha quando se compreende o ciclo de reprodução, gestação e procriação (Image Source/Photodisc/Getty Images)

É muito mais fácil determinar se uma cadela chihuahua está prenha quando se compreende o ciclo de reprodução, gestação e procriação. Se for atencioso com ela durante o período de reprodução, ao tomar a temperatura para determinar quando ela é mais fértil e pode procriar com um cão macho, será possível prever a data de acasalamento. Se não tiver certeza se o acasalamento realmente aconteceu, veja aqui como poderá confirmá-lo.

Instruções

    Como diagnosticar gravidez em uma cadela chihuahua

  1. 1

    Observe a chihuahua de perto. Nas primeiras quatro semanas após o acasalamento, haverá pouca ou nenhuma alteração. Algumas cadelas mostrarão mudanças sutis de comportamento por causa dos efeitos dos hormônios. À medida que aumentam os níveis de progesterona, a maioria vai se tornar mais carinhosa, embora, por outro lado, algumas fiquem mal-humoradas e irritadas durante a gravidez. Preste atenção nas interações com outros animais de estimação e crianças se ela parecer mal-humorada.

  2. 2

    Contate um veterinário. Há muitas coisas que podem dar errado durante a gravidez, desde uma reabsorção, até aborto e a morte de um filhote dentro do ventre da chihuahua, o que pode levar rapidamente a uma infecção e morte. O veterinário irá sugerir um cronograma de verificações de bem-estar para a cadela.

  3. 3

    Pese-a após o acasalamento e, depois de quatro ou cinco semanas, pese-a todos os dias. Nessa época ela deverá apresentar algum ganho de peso. Peça ao veterinário para mostrar como se apalpar a barriga para sentir os filhotes -- eles poderão ser sentidos em seis semanas, inclusive seus movimentos. Se não houver nenhum ganho de peso visível até a quinta semana, peça ao veterinário para fazer um ultrassom para verificar se há filhotes.

  4. 4

    Controle os hábitos alimentares. Na quinta ou sexta semana, o apetite vai aumentar se ela estiver prenha. Deixe que ela coma um pouco mais, mas não em excesso. Nessa época, o útero em expansão vai estar pressionando a bexiga e ela vai precisar urinar com mais frequência. Aumento do apetite e evacuações mais frequentes são indicações claras de gravidez.

  5. 5

    Incentive-a a fazer algum exercício todos os dias, embora ela não precise praticar exercícios vigorosos ou longas caminhadas. Outro sinal comum de gravidez é a diminuição da vontade de ser ativa e necessidade crescente de sono.

  6. 6

    Não presuma que as mamas aumentarão durante a gravidez. Embora seja comum que as glândulas mamárias de uma cadela encham com leite na sétima semana, algumas não apresentam esses sinais até que os filhotes nasçam. Entre as semanas sete e nove, ela estará visivelmente grávida, com o corpo bastante redondo ou em forma de pera.

Dicas & Advertências

  • A gestação dura em média cerca de 63 dias, com uma margem de erro de cerca de cinco dias. Cadelas com ninhadas pequenas muitas vezes permanecem prenhas até 70 dias.
  • As mudanças físicas são geralmente mais aparentes na primeira gestação da cadela.
  • As chihuahuas muito pequenas ou jovens são mais propensas a ter problemas potencialmente fatais durante a gravidez e acasalamento.
  • Não acasale nenhuma cadela durante o primeiro período fértil e obtenha um atestado de saúde do veterinário antes de reproduzi-la.

O que você precisa?

  • Balança de cozinha
  • Comida de cachorro de alta qualidade

Lista completaMinimizar