Dicas de abrigo para sobrevivência na selva

Escrito por dan eash | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas de abrigo para sobrevivência na selva
Muitas vezes, cavernas, ocos, troncos e grandes rochas podem reduzir o esforço necessário para construir um bom abrigo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Na maioria das situações de sobrevivência, o abrigo é a prioridade máxima. Isto é particularmente verdadeiro quando se lida com temperaturas extremas ou em ambientes montanhosos, onde o clima pode mudar rapidamente e sem aviso. Segundo o site americano atthemt.com, que oferece um serviço de guias e treinamento de guias na Nova Inglaterra, quase todas as mortes na selva são causadas pela exposição. Sem um abrigo adequado, o clima desfavorável pode matá-lo em poucas horas.

Outras pessoas estão lendo

Localização

O lema de um agente imobiliário é "localização, localização, localização", e o mesmo se aplica aqui. Se você escolher mal um lugar o seu abrigo, pouco se beneficiará com ele. Tente escolher um lugar que minimize os efeitos do vento, da chuva, da neve e da luz solar direta. Faça o seu acampamento do lado abrigo do vento vindos dos sistemas climáticos, usando picos de montanhas, bosques ou formações naturais, como os quebra-ventos. Evite os locais que se encontram na passagem de riscos potenciais, como planícies de inundação, encostas propensas a avalanches e arbustos secos ou árvores mortas que criam zonas de incêndio. Certifique-se de que o lugar é bem drenado e que haja a fonte de água mais próxima esteja, pelo menos, 45 m de distância. Em área de mata, tente encontrar um lugar à margem de uma clareira com exposição ao sul. A abertura de seu abrigo deve estar voltada para o leste para obter os primeiros raios de sol. Afaste-se de áreas com plantas e animais perigosos. A hera ou carvalho venenoso, ninhos de insetos picadores e tocas de animais preadores devem motivá-lo a seguir em frente. Procure um local com um bom estoque das coisas que você precisa. Um bom suprimento de gravetos, bem como a presença de plantas e animais comestíveis, aliados a um fonte de água próxima, o ajudarão a conservar energia, e ao mesmo tempo atender às demandas de cada dia.

Construção

Ao construir um abrigo, comece por um pequeno. Abrigos pequenos são melhores para manter a temperatura central do seu corpo, além de exigir bem menos energia e recursos para sua construção. Se você puder sentar-se e deitar-se nele, é o suficiente. Sempre que possível, aproveite formações existentes no terreno. Muitas vezes, cavernas, ocos, troncos e grandes rochas podem reduzir o esforço necessário para a construção de um bom abrigo. A maneira mais fácil de conseguir um teto sobre sua cabeça é providenciar um telhado simples. Corte uma estaca que seja mais alta do que o alcance de sua mão e duas outras bifurcadas, para apoio, que fiquem à altura da cintura. Finque e bata as estacas de suporte no chão e apoie a viga de cumeeira sobre as bifurcações. Agora corte galhos longos o suficiente para serem colocados sobre a estaca de cumeeira, e crie um ângulo de 45 º com o chão. Corte rebentos do mesmo comprimento dessa estaca e trance-os sobre e embaixo das estacas inclinadas do teto. Complete o seu abrigo trançando ramos nessa estrutura até o teto ficar impermeável. Certifique-se de que ele não esteja voltado para o vento. Você deve adaptá-lo ao ambiente em que se encontra. Uma estrutura básica , acima do chão, é recomendada em localizações tropicais. Um iglu ou uma estrutura feita de blocos de gelo ou neve compacta é uma forma de passar os meses em locais de inverno rigoroso. Já as localizações no deserto são as mais exigentes, mas você ainda pode cavar uma trincheira entre as dunas de areia ou rochas e usá-las para montar três lados. Nessa trincheira, a temperatura externa será muitos graus mais baixa.

Cama

Uma boa cama cria uma camada isolante entre você e o chão, além de deixar seu corpo relaxado. Ela deve ser quente quando as temperaturas do solo forem frias, e mais fria que a temperatura da superfície em ambiente desértico. Também deve ser seca e elevada do chão em locais em florestas tropicais. Uma superfície nivelada, uniforme, assegura o máximo de conforto possível, mas lugares ocos nos quais encaixar seu corpo também são acréscimos válidos. Se não tiver uma rede para se proteger de insetos ou um repelente, poderá queimar madeira úmida ou verde, assim como gramíneas ou folhas para mantê-los afastados. Para construir uma cama elevada, faça dentro de seu abrigo um arranjo de toras maiores que a sua altura de um lado a outro e fixe-as ao chão com pinos nos cantos externos. Para acolchoá-la, ponha sobre as toras uma grossa camada de grama. Acrescente outras camadas de folhagem para criar bolsões de ar e um colchão de pelúcia no qual possa afundar. Você pode até montar uma camada de grama para usar como travesseiro. Se o frio ainda for um problema, poderá cavar uma trincheira embaixo de sua cama, com 30 cm de largura e profundidade, e estender-se no comprimento de seu corpo. Encha essa trincheira com pedras que você tenha aquecido ao fogo e cubra-as com cerca de 15 cm de terra. Quando o vapor evaporar, reposicione sua cama e desfrute do calor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível