Dicas para comprar malas

Escrito por karen ellen | Traduzido por sheila bratti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para comprar malas
Descubra qual o melhor tipo de mala para você (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Como os fabricantes de malas estão tentando se adequar às exigências das companhias aéreas, as bagagens atuais geralmente passam nos testes de tamanho no aeroporto. Já o peso é outra questão: as melhores malas podem ser pesadas, o que implica em levar menos coisas ou pagar as taxas de excesso de peso. Por outro lado, se a mala se quebrar ou rasgar, estragará sua viagem, então é preciso encontrar um meio-termo.

Outras pessoas estão lendo

Exterior rígido ou maleável

É uma questão de escolha. Bagagens com o exterior maleável são mais leves e flexíveis, mas geralmente não são à prova d'água e os zíperes podem se quebrar. Já malas de materiais rígidos mantêm suas roupas secas, mas são suscetíveis a amassados e arranhões. Se você escolher estas últimas, prefira as de policarbonato, material resistente e leve.

Tecido

A resistência de um tecido é medida em denier, e você deve optar por poliéster de no mínimo 600 denier. No entanto, há um tecido muito melhor: náilon balístico 1800-2500. Além disso, ao comparar a espessura dos fios de dois fabricantes diferentes, saiba que a unidade denier é medida de forma diferente na Ásia, onde muitas malas são feitas, com relação a outros países do mundo. Por exemplo, 800 denier nos EUA são 1680 denier asiáticos.

Além disso, os fabricantes abusam do termo balístico, como se todas as bagagens fosse à prova de balas -- na verdade, a palavra indica que o tecido tem uma trama especial, que já foi usada em náilon balístico, mas atualmente isso não tem nada a ver com a força. Náilon à prova de balas de verdade é muito caro.

O náilon é o mais resistente para ser usado em malas, mas é mais comum o uso de poliéster nas menos caras. Também é possível comprar lona de algodão de alta densidade. Esse tecido dura bastante, mas não é tão resistente a rasgões quanto o náilon.

Existem ainda bagagens que são feitas em couro sintético com uma cobertura especial que o deixa bastante resistente. Malas de couro verdadeiro são excelentes, mas são pesadas e caras, exigem manutenção para continuarem macias e são tão maltratadas quanto as outras no aeroporto.

Inspecione todas as beiradas externas da mala, para ter ser certeza de que elas são bem reforçadas.

Rodinhas

A maioria das pessoas usa malas com rodinhas hoje em dia. As duas rodinhas tradicionais estão sendo substituídas por quatro que giram 360 graus -- assim você pode puxar ou empurrar a mala, e ela não tomba quando você a solta. Já que qualquer coisa que fica saliente na mala pode se quebrar, as rodinhas devem ficar embutidas na estrutura, ou protegidas de alguma forma. Quanto maiores elas forem, melhor.

Zíperes e alças

Procure zíperes feitos de tecido grosso, com costura dupla dos dois lados. Alças retráteis precisam ter travas para as duas posições, e não ficarem saltadas quando estiverem para baixo. Outras alças devem estar firmemente costuradas, ou aparafusadas na estrutura. Rebites podem ser arrancados. Alças para passar sobre os ombros devem ser largas e acolchoadas.

Diferente é bom

Já que a grande maioria das malas é preta, ouse nas cores para evitar perder a sua ou deixá-la mais fácil de localizar. Se você encontrar a mala certa e ela tiver uma cor ou estampa que você pode enxergar de longe, compre-a.

Dica

Coloque amaciante de roupas dentro da sua mala quando guardá-la, para que ela não fique com cheiro de guardada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível