Dicas para ensinar contextualização para alunos da sexta série

Escrito por thea theresa english | Traduzido por larissa tatiane aguiar novais
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para ensinar contextualização para alunos da sexta série
Dicas de contextualização ajudam os alunos a entenderem palavras difíceis em frases e parágrafos. (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)

Em tarefas que envolvem vocabulário ou compreensão de texto, os alunos sempre irão encontrar palavras com as quais não estão familiarizados. Nesse caso, precisarão encontrar nessas frases e parágrafos dicas para a contextualização que poderão ajudá-los a entender o que essas palavras significam. Alunos da sexta série precisam aprender a encontrar essas dicas nas leituras pois esta é uma habilidade que usarão quando entrarem na faculdade e começarem a trabalhar.

Outras pessoas estão lendo

Encontrando dicas de contextualização nas enciclopédias

Uma forma de ensinar esse método para os alunos é dar para cada um o verbete de uma enciclopédia e depois pedir para que eles escrevam qualquer palavra difícil que encontrarem no texto. Uma vez que os alunos tenham terminado de escrever as palavras, você pode pedir para que eles releiam o texto e procurem por dicas que ajudem a descobrir o significado das palavras encontradas. Finalmente, deixe os alunos escreverem o que acham que essas palavras significam e depois entregue um dicionário para que possam verificar qual é o significado real.

Dicas para ensinar contextualização para alunos da sexta série
O uso da enciclopédia também ajuda. (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Analisando contos

Outra ideia para ensinar as dicas de contextualização é dar para cada aluno um conto e deixá-los escrever quatro temas principais das histórias baseadas no que eles aprenderam sobre as dicas de contextualização. Depois que os alunos acabarem de escrever o que eles acreditam que sejam os temas principais, coloque-os na frente da sala e discuta o tema principal da história. Além disso, dê o retorno das análises aos alunos e sugira os pontos que eles podem melhorar nas próximas tarefas.

Dicas para ensinar contextualização para alunos da sexta série
Trabalhe contos com os alunos (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Frases

Você também pode passar dez frases para os alunos sobre um assunto específico, cada frase terá duas palavras difíceis. Os alunos terão que adivinhar o que essas palavras significam usando as dicas de contextualização nessas frases. Após terminarem as tarefas, os alunos apresentarão suas respostas para toda a classe e você pode fazer comentários sobre o esforço deles.

Dicas para ensinar contextualização para alunos da sexta série
Entregue frases para os alunos (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Dicas de contexto em poesia

Outra ideia para ensinar a entender o contexto é dar para cada aluno um poema pequeno e pedir para que ele diga qual é o assunto principal do texto baseado-se no que ele aprendeu sobre as dicas do contexto. Depois, peça para que os alunos discutam os poemas e pergunte como usaram as dicas para entendê-lo. Se algumas respostas forem incorretas, explique o motivo e sugira como melhorar a interpretação.

Dicas para ensinar contextualização para alunos da sexta série
Incentive os alunos a participarem das discussões (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível