on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Dicas de iluminação para tirar fotografias

Atualizado em 23 março, 2017

Existem várias dicas sobre iluminação que podem melhorar significativamente a qualidade de suas fotos com um mínimo de esforço. Para tirar boas fotografias você deve compreender o funcionamento e uso correto da luz e da sombra. Ao clarear alguns aspectos de uma determinada foto enquanto não enfatiza outros aspectos, você pode dar destaque ao que preferir dentro da fotografia.

Entender o funcionamento da luz e da sombra fará com que suas fotografias ganhem em qualidade (happy photograph image by Laser from Fotolia.com)

Função

Aprenda como triangular as suas fontes de luz. A luz deve brilhar em seu objeto vinda de três direções básicas. A luz principal deve atingir o objeto por trás da câmera. Essa deve ser a luz mais forte. A luz traseira deve atingir o objeto vindo de trás. Essa luz servir para distinguir o objeto do ambiente e deve ser mais fraca do que a luz principal. Feixes de luz iluminam o objeto em ângulos diferentes, eles minimizam as sombras e destacam o aspecto que você preferir do objeto fotografado.

Loading...
A luz mais forte deve brilhar por trás de câmera, em relação ao objeto a ser fotografado. (woman photograph Itself image by Anatoly Tiplyashin from Fotolia.com)

Propriedades

Entender todos os recursos que a luz proporciona é imperativo na fotografia. Caso você esteja tirando fotos ao ar livre, use o sol para o seu próprio benefício. Sempre que possível, vire o objeto a ser fotografado na direção da luz do sol. Em dias nublados, o sol produz raios difusos livres de sombra. Isso ajuda bastante, pois, dessa forma, o objeto pode ser virado para qualquer um dos lados e ainda manter-se igualmente iluminado. Ao tirarem fotos dentro de casa ou a noite, os fotógrafos devem depender da luz artificial. Ligue todas as luzes ao redor de você e veja onde estão as sombras para decidir como melhorar a iluminação.

Considerações

No ramo da fotografia, sempre há espaço para melhorar, especialmente quando falamos de iluminação. O seu objetivo é fazer com que o objeto fotografado seja iluminado de tal maneira que diminua a ação das sombras sobre ele. Você precisa, também, de um pouco de contraste para criar a ilusão da profundidade. Inundar o ambiente inteiro com luz fará com tudo pareça estar ocupando o mesmo plano. Em um dia ensolarado, fique de costas para o sol e coloque o objeto a ser fotografado em um angulo de 45 graus em relação a ele; coloque também um refletor no mesmo ângulo, só que do lado oposto da câmera. Caso o ambiente seja claro, então você provavelmente não precisará de uma luz fraca vindo de trás. Use essa mesma técnica dentro de casa, usando a luz artificial, mas, dessa vez, usando uma luz mais fraca, vindo de trás do objeto. A luz principal deve ser forte, com fios de luz mais fracos criando contraste nos ângulos mencionados e uma luz ainda mais fraca, posicionada atrás do objeto.

Considerações

O flash da câmera é algo importante a ser considerado quando se trata de fotografia. Muitos fotógrafos presumem que o flash automático compensa qualquer tipo de problemas de iluminação. A verdade é que o Flash é uma solução muito falha para a falta de luz e, por esse motivo, jamais deve ser usado como única fonte de luz em um local escuro, pois ele inunda o ambiente com uma luz que modifica o tom de pele e causa o efeito de olhos vermelhos. O flash deveria ser uma fonte extra de luz para exaltar alguma característica. Um modo eficiente é usa-lo como compensador de luz parcial, usando o seu flash em um ambiente no qual a luz está presente, porém, não está brilhando diretamente no centro do objeto. O flash compensará essa falha de luz.

Efeitos

Mantenha a noção de perspectiva. Não é o suficiente iluminar o objeto da esquerda até a direita e de trás até a frente. Você deve, também, balancear a luz de cima a baixo. Por exemplo, ao meio dia a luz está alta no céu. Isso pode causar um efeito de olheiras nas pessoas, pois quando o sol atinge a sobrancelha de alguém cria uma sombra abaixo de seus olhos. Luzes de apoio ou refletores devem ser colocadas em um ângulo baixo para compensar. Esse é o motivo de fotógrafos adorarem tirar fotos pela manha, isso é, especificamente uma hora após o nascer do sol ou uma hora antes do sol se por, pois nesses horários, a luz está ao nível do horizonte e ilumina a pessoa na altura dos olhos. O luz do sol estão em uma frequência alta então estão macios e propícios para o embelezamento.

Uma hora após o nascer do sol é um dos melhores momentos para se tirar uma foto (Sun rise image by Mr Shemp from Fotolia.com)
Loading...
Loading ...
Loading ...