Definição de sombra cardíaca

Escrito por vicki a. benge | Traduzido por tiago tostes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de sombra cardíaca
Um raio-x de tórax pode mostrar a sombra cardíaca (chinese woman holding an x-ray image by Allen Penton from Fotolia.com)

Imagens radiológicas, como raio-x de tórax ou tomografia computadorizada (TC), podem revelar a sombra do coração. Geralmente chamada sombra cardíaca ou silhueta cardíaca, esses termos podem ser confusos. A sombra cardíaca, portanto, refere-se à porção visível do coração em uma imagem de raio-x ou de TC.

Outras pessoas estão lendo

História

Os raios-x foram descobertos em 1895 por Wilhelm Conrad Roentgen, um físico alemão que estudava raios catódicos. A descoberta foi acidental e Roentgen nomeou aqueles raios invisíveis de "X", porque suas propriedades eram desconhecidas na época. Os cientistas logo aprenderam que essa radiação eletromagnética tinha capacidade de penetração significante, e que as substâncias tinham a capacidade de absorver raios-x diretamente proporcional à densidade e ao peso atômico. Em alguns anos, esse conhecimento estava sendo usado na medicina para estudar e analisar a anatomia humana.

Identificação

Quando um ser humano é exposto a raios-x, a radiação penetra o corpo, e, assim como outras substâncias, diferentes partes absorvem raios-x em intensidades variáveis, de acordo com a Radiological Society of North America. Após um filme convencional de raio-x ser processado, os resultados são evidenciados. Os ossos aparecem em branco, ar é preto e os tecidos conectivos são uma mistura em vários graus de cinza, dependendo da densidade.

Função

A sombra cardíaca resultante em uma imagem radiológica é usada para auxiliar os médicos a diagnosticar doenças particulares ou manifestações. Por exemplo, a avaliação da progressão da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) pode ser complementada por alguns indicadores, ou, em alguns casos, pela deficiência da sombra cardíaca. Uma imagem mostrando uma sombra cardíaca alargada ou estreita pode ser usada no diagnóstico de várias outras doenças cardiopulmonares.

Interpretando as sombras

Um coração humano normal tem uma densidade particular que resulta em uma quantidade de absorção da radiação previsível. Variações na taxa normal de absorção são mostradas nos filmes processados como tons atípicos de cinza em áreas não esperadas da imagem. Radiologistas são treinados para interpretar as diminutas diferenças nesses resultados monocromáticos. Cardiologistas são também adeptos em identificar fotografias normais e anormais do precórdio e da sombra cardíaca.

Considerações

O posicionamento inapropriado do paciente durante o procedimento de raio-x pode alterar os resultados no filme processador. Uma quantidade errada de exposição a raio-x também pode modificar a forma ou o tamanho da sombra cardíaca em uma imagem processada. Um radiologista experiente saberá que o filme está alterado e repetirá o teste. Perguntas sobre os procedimentos médicos e resultados, incluindo a sombra cardíaca, devem ser levadas diretamente aos médicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível