Dicas de como sobreviver em florestas tropicais

Escrito por scott cornell | Traduzido por thaís silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas de como sobreviver em florestas tropicais
Os ambientes de floresta tropical testam as habilidades de sobrevivência (new zealand rainforest image by Spencer Stoner from Fotolia.com)

De acordo com a "The Nature Conservancy", as florestas tropicais cobrem apenas cerca de 2% da área da superfície total da Terra, mas são o lugar de mais ou menos metade das plantas do planeta e das espécies de animais. Por séculos, elas também têm sido a casa de culturas indígenas que se adaptaram com sucesso à vida em ambientes quentes e úmidos. Se você chama a floresta tropical de casa ou se for um viajante perdido, existem alguns passos para assegurar a sobrevivência nesse ambiente traiçoeiro, porém de beleza rara.

Outras pessoas estão lendo

Procure abrigo

De acordo com o "Handbook For Survival in the Rainforest" (Guia Manual para a Sobrevivência em Florestas Tropicais), o fator mais importante para a sobrevivência na floresta é o abrigo. Os melhores lugares para isso são áreas altas e elevadas que ficam longe o bastante de pântanos e leitos de rio para minimizar a exposição aos mosquitos. Acender fogueiras em volta do abrigo é fundamental para afastar os predadores da floresta tropical, como os jaguares. Galhos de árvores e plantas da floresta podem ser usados para fazer camas e telhados.

Localize uma fonte de água

Por mais que as florestas tropicais sejam cheias de fontes de água, a maior parte delas é contaminada e pode deixar você doente. O "Handbook For Survival in the Rainforest" recomenda encontrar água limpa em castanhas e em cascas de algumas árvores da floresta. Você deve ferver a água de pântanos e poças, se possível. Água potável também pode ser obtida de rios de correnteza rápida.

Localize civilização

Se você é um viajante ou turista perdido, seu objetivo vai ser encontrar civilização para ajudar na floresta. De acordo com o "Amazon Rainforest Survival Guide" (Guia de sobrevivência da Floresta Amazônica), uma regra de ouro é que os rios e os córregos levam à civilização. Manter-se ao lado do rio e segui-lo para cima ou para baixo pode ajudar a sair dessa vivo.

Encontre comida

Encontrar comida é essencial para a sobrevivência na floresta tropical. De acordo com o "Handbook For Survival in the Rainforest", muitas espécies de plantas nativas da floresta podem ser consumidas. Elas incluem o palmito de palma coração, frutos do palmeira jarina, árvore de uva selvagem e frutas do coco, que crescem em arbustos baixos. Para determinar se as plantas são seguras para comer, observe se os macacos, os pássaros e outros animais as consomem. Enquanto procura por alimentos nas árvores e nos arbustos, o viajante deve ficar atento a cobras venenosas, que são uma das maiores ameaças à sobrevivência na floresta tropical. Para fazer isso, os viajantes devem carregar hastes de arbustos para mexer nos galhos de árvores e nas moitas para afastar quaisquer criaturas perigosas antes de colher os alimentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível