Dieta de Tiribas-de-cara-suja

Escrito por michael mcgrath | Traduzido por luigi bahia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dieta de Tiribas-de-cara-suja
Tiribas-de-cara-suja precisam de uma dieta variada para serem saudáveis (blue crowned conure image by Peter Thornhill from Fotolia.com)

Tiribas de cara suja exigem uma dieta de ração de papagaio, frutas e vegetais, com algumas sementes e guloseimas com alto teor de gordura. Pássaros curiosos, eles gostam de variedade, e podem aprender a aceitar novos alimentos se os seus proprietários tiverem paciência. Ofereça guloseimas com moderação como recompensa por bom comportamento e para ajudar a se relacionar com seu animal.

Outras pessoas estão lendo

Na natureza selvagem

Pequenos papagaios das florestas da América do Sul, Tiribas selvagens gastam quantidades significativas de energia em busca de alimento, que inclui frutos, bagas, grãos, sementes e nozes. Papagaios de estimação raramente têm a oportunidade de gastar tanta energia quanto seus primos selvagens, e por isso os proprietários devem escolher o alimento de seus pássaros com cuidado.

Dieta de Tiribas-de-cara-suja
As Tiribas-de-cara-suja são encontradas na Bolívia, no Brasil e no Paraguay (south america image by NataV from Fotolia.com)

Ração e sementes

As sementes devem ser oferecidas com moderação para seu animal. Misturas vendidas em lojas de animais, tipicamente, contêm muitas calorias. Um pássaro alimentado exclusivamente com sementes pode desenvolver problemas de saúde significativos, e, finalmente, morrer de desnutrição, de acordo com Nikki Moustaki em PrettyBirds.net. Rações fortificadas contêm mais nutrientes do que misturas de sementes, tornando-as adequadas na dieta de seu bichinho de estimação.

Dieta de Tiribas-de-cara-suja
Rações são um substituto bastante completo para a alimentação natural destes animais (pellets image by Rupert Roth from Fotolia.com)

Frutas e vegetais

Além de ração, para aumentar a saúde e felicidade do seu pássaro, adicione frutas como maçã, banana, mamão e manga, e legumes como pimentão, cenoura, milho, sementes germinadas e ervilhas. Não negligencie os vegetais de folhas verdes, incluindo espinafre e folhas de dente de leão. Evite alface, que tem pouco valor nutritivo, e nunca alimente um Tiriba com abacate, como adverte o GotParrots.com, devido à sua toxicidade para papagaios.

Dieta de Tiribas-de-cara-suja
Tiribas adoram uma boa manga e outras frutas, mas jamais ofereça abacate (mango image by citylights from Fotolia.com)

Guloseimas

Os Tiribas apreciam guloseimas como a semente de milho, sementes comerciais e bolinhas de frutas. Seu pássaro também pode gostar nozes, uma semente de girassol ocasional ou até mesmo uma pequena bagatela de manteiga de amendoim no pão torrado. Guloseimas com alto teor de gordura e alto teor calórico devem compor apenas uma pequena porcentagem de sua alminetação para evitar problemas de peso, avisa PetParrots101.com.

Dieta de Tiribas-de-cara-suja
Nozes e amênduas são boas escolhas de agradinhos para seu animal (nuts on the nut-tree leaves image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Água

Tiribas precisam de um fornecimento constante de água potável, o qual eles usam para mais do que apenas beber. O papagaio pode molhar alimentos duros como ração de papagaio na água para amaciá-los antes de comer. O pássaro também irá banhar-se no pote se não houver outra fonte de água. Caso isso aconteça, troque a água assim que ele terminar o banho. Em um dia quente, um cubo de gelo na água ajuda a manter os pássaros frescos.

Forrageamento

Curiosos e inteligentes, esses pássaros usam as suas habilidades na selva para procurar alimentos. Criar oportunidades para forrageamento em uma situação de cativeiro enriquece o ambiente de um pássaro de estimação, evita o tédio e reduz o risco de problemas comportamentais, tais como penas arrancadas, de acordo com os veterinários Raça Foster e Marty Smith em PetEducation.com. Esconder guloseimas em brinquedos, cobrir tigelas de alimentos com uma folha de papel ou até mesmo enfiar legumes através das barras da gaiola desafia os pássaros a trabalhar por seus alimentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível