Dietas de alta proteína e baixa caloria para praticantes de musculação

Escrito por robin reichert | Traduzido por weber figueiredo
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Dietas de alta proteína e baixa caloria para praticantes de musculação
Praticante de musculação (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Os carboidratos são uma forma complexa de açúcar. Eles são encontrados até mesmo nos legumes. Embora quase todos os alimentos contenham algumas (ou muitas) calorias, os praticantes de musculação geralmente optam por uma dieta rica em proteínas. Quanto menos carboidratos se come, menos insulina é produzida pelo corpo. Se o organismo não consegue encontrar carboidratos para queimar, ele queimará gordura. Em uma dieta rica em proteínas, as calorias provindas delas podem ser ingeridas em maiores quantidades, desde que se elimine a maioria dos carboidratos.

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Inconvenientes de uma dieta baixa em carboidratos ou calorias

Há alguns contras para dietas de baixo carboidrato. Algumas preocupações são:

• Muitas dietas cheias de proteínas e ácidos graxos possuem uma grande quantidade de gorduras saturadas, o que pode aumentar os níveis de colesterol.

• Grãos integrais podem reduzir a pressão arterial, portanto, dietas sem eles podem aumentar a pressão.

• O excesso de quantidade de proteína na dieta pode causar a perda de cálcio e levar à osteoporose.

• Dietas pobres em carboidratos podem causar dores de cabeça, diarreia e constipação.

• Conforme o cérebro precisa de glicose para funcionar adequadamente, dietas com pouco açúcar ou carboidrato podem reduzir a função cerebral.

• Em uma dieta de baixo carboidrato, como o efeito diurético pode causar perda de peso rapidamente, ele poderá ser obtido novamente no fim da dieta.

Neste tipo de dieta, a pessoa pode se sentir saciada, mas faltar energia. Ela pode, então, sofrer dores de cabeça e fadiga. Por outro lado, os seguidores desse tipo de dieta dizem que é a forma do corpo se reajustar e que depois de um tempo, tudo funcionará bem.

Benefícios de uma dieta de baixo carboidrato

Dietas pobres em carboidratos resultam na perda de peso mais rápida do que o jejum. Elas ajudam o corpo a manter uma taxa metabólica normal enquanto queima a gordura. Praticantes de musculação apreciam este tipo de dieta, pois abre um grande espaço para a ingestão de proteína.

Como começar

Beba muita água, pois a constipação pode ocorrer. Tome suplementos, incluindo fibras, não coma nenhum doce ou açúcar, evite cafeína e mais de 30g de carboidratos por dia. Evite gorduras saturadas, use um contador de carboidratos e pratique exercícios.

A maioria das pessoas consome grandes quantidades de carboidratos durante a vida. Uma vez com o corpo adaptado, mesmo levando certo tempo, os benefícios provavelmente superarão as desvantagens. Tal como acontece com qualquer mudança na dieta, comece devagar, faça ajustes e, se necessário, observe suas reações.

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