on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Diferença da anatomia de um coração canino e um humano

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os corações canino e humano são muito semelhantes em estrutura e função. Os cães podem até sofrer com os mesmos tipos de problemas cardíacos que os seres humanos. No entanto, existem algumas diferenças fundamentais que resultam em tratamentos diferentes em caso de problemas cardíacos.

Os corações canino e humano são muito semelhantes em estrutura e função (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Significado

Tanto em cães quanto em humanos, o coração é o centro do sistema cardiovascular, que bombeia o sangue venoso para os pulmões e, em seguida, bombeia o sangue oxigenado para o resto do corpo.

Loading...

Características

Tanto o coração canino quanto o humano têm quatro câmaras: átrios direito e esquerdo na metade superior e os ventrículos direito e esquerdo na metade inferior. O sangue entra no átrio direito e vai para o ventrículo direito, que bombeia o sangue para os pulmões. A partir daí, o sangue regressa ao átrio esquerdo e em seguida vai para o ventrículo esquerdo, onde é bombeado para o resto do corpo.

Diferenças

A principal diferença entre o coração canino e o humano é a frequência cardíaca. Cães tendem a ter uma taxa mais elevada, entre 70 e 120 batidas por minuto, em comparação a um intervalo menor de 68 a 86 batimentos por minuto em seres humanos. Os batimentos cardíacos do cão também tendem a ser irregulares.

Problemas cardíacos

Os cães e os seres humanos sofrem de problemas cardíacos semelhantes, como sopros cardíacos, resultado de válvulas insuficientes. Esses sopros são diagnosticados por um som característico, que é o mesmo entre as espécies.

Insuficiência cardíaca congestiva

Cães não sofrem ataques cardíacos como as pessoas porque eles não desenvolvem acúmulos de gordura em seus vasos sanguíneos. No entanto, eles podem sofrer de insuficiência cardíaca congestiva, que muitas vezes é resultado do músculo cardíaco ficando muito fraco para bombear sangue suficiente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...