A diferença entre norte geográfico e norte magnético

Escrito por kenneth w. michael wills | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A diferença entre norte geográfico e norte magnético
O polo norte geográfico está no centro do eixo terrestre (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O norte aparece em posições diferentes, dependendo se você estiver olhando um mapa ou uma bússola, podendo haver uma diferença pequena ou grande entre essas posições. O motivo disso é que a bússola não aponta para o polo norte, e nem mesmo para o polo sul. Além disto, ao utilizar uma bússola, ela apontará para um norte esse ano e, com o passar dos anos, para outras localizações. Isso significa que, apesar do norte geográfico ser constante, a bússola não te guiará até ele sem que sejam feitas algumas correções de rota.

Outras pessoas estão lendo

Polo norte geográfico

O polo norte geográfico (ou terrestre) está sobre o eixo de rotação da Terra. Se fosse possível passar uma vara desde a parte de cima do planeta até que ela saísse pela parte de baixo, isso representaria o eixo da Terra, sendo a parte de cima o norte geográfico. Ele está localizado no meio do oceano ártico - coberto de gelo - tendo a Groenlândia como ilha mais próxima.

Polo norte magnético

O polo norte magnético, por outro lado, está em constante movimento. Ele é o ponto em que o campo magnético da Terra é vertical e aponta para baixo. Os polos magnéticos norte e sul são as pontas do campo magnético do planeta. No núcleo externo da Terra, existem elementos magnetizados se movimentando pela rocha derretida que geram o campo magnético. Essas rochas derretidas não ficam alinhadas com o eixo de rotação; por isso, o polo magnético não se alinha como o polo geográfico.

Declinação magnética

A diferença entre o polo geográfico e o magnético é chamada de declinação magnética. Dependendo de onde você está, a declinação é menor ou maior. Por exemplo, se você estivesse no rio Mississipi, Estados Unidos, em 2001, os dois polos estavam alinhados resultando em uma declinação de 0 graus. Conforme você se move para leste ou oeste a declinação muda, seja para a declinação oeste, se for para o leste, seja para declinação leste, se for na direção contrária. Além disso, como o polo muda de lugar a cada ano, a declinação também muda. É preciso procurar sempre uma mapa de declinação atualizado para obter uma informação válida, pois mesmo a taxa de mudança do polo é inconstante.

Ajustando uma bússola

Quando tiver um mapa de declinação adequado, será preciso ajustar a bússola dependendo da localização. A maior parte das bússolas possui um pino para ajuste da declinação na parte de cima. Se a sua não possui um, seria bom comprar uma nova, a menos que queira fazer todo o cálculo de cabeça durante seu passeio. Se no mapa de declinação estiver escrito que a declinação na sua localização é de 20 graus a oeste, é só girar o pino de ajuste para 20 graus a oeste. Se sua bússola não possui forma de ajuste, adicione 20 graus a leitura da sua bússola.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível