Fases do sol e da lua

Escrito por bobbye alley | Traduzido por david henrique pires ferraz
Fases do sol e da lua
A lua cheia é uma das quatro fases da lua (moon image by Sebastian Glapinski from Fotolia.com)

O sol e a lua estão conectados porque a lua, que orbita a Terra, reflete a luz do sol e ilumina nosso planeta durante a noite. Os diferentes estágios, ou fases, da lua relacionam-se com a quantidade de luz visível refletida pela lua que pode ser vista da Terra. Durante cada uma das quatro fases do satélite, uma forma diferente se torna visível. Um ciclo lunar completo leva 29 dias e meio. O sol, por outro lado, não tem essas fases, pois é uma estrela.

Lua nova

A lua nova é a fase menos visível da lua. Quando ela fica entre o sol e a Terra, bloqueando toda a reflexão da luz do sol, ela fica escurecida. A lua nova dura por uma noite do ciclo. Na próxima noite, um pequeno formato crescente se torna visível no lado leste dela. Essa forma se expande a cada noite.

Lua crescente

Depois de cerca de uma semana da lua aparecendo com essa forma crescente, ela entra na fase que leva esse nome. Metade da lua, o lado leste, é visível. Essa fase é chamada crescente porque a lua vai parecendo cada vez maior.

Lua cheia

A porção iluminada da lua continuará a crescer toda noite até que toda ela esteja visível; esse é o estágio da lua cheia. Ela aparece aproximadamente sete dias após a lua crescente. Depois desse estágio, a parte iluminada começará a diminuir. Durante o período em que a lua parece ser maior do que uma meia lua ela é chamada de minguante, conforme retorna para uma fase de meia lua novamente.

Lua minguante

Finalmente, a lua começa a minguar, deixando apenas parte dela visível novamente, dessa vez, o lado oeste. Essa fase ocorre nos últimos sete dias do ciclo lunar antes de ele recomeçar com a lua nova e se repete.

Sol

O sol é uma estrela queimando constantemente no centro do sistema solar. Ele não tem fases; ao invés disso, a luz e sombra na Terra têm relação com a rotação do planeta em relação ao sol. Um eclipse do sol e da lua ocorre quando a Terra, a lua e o sol se alinham e produzem sombras no planeta. Esse alinhamento ocorre duas vezes durante cada ciclo lunar — a Terra se alinha entre o sol e a lua e mais tarde a lua fica entre o sol e a Terra — mas não de forma que um eclipse ocorra.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível