Diferença entre óleo de trufas pretas e brancas

Escrito por paula swenson | Traduzido por rayssa amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença entre óleo de trufas pretas e brancas
Azeite de oliva é usado para fazer azeite de trufas (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

O azeite de trufa é considerado uma alternativa mais barata às trufas em si. Curiosamente, as trufas não são ingredientes usados na maioria dos azeites de trufas. Esses azeites são feitos com azeite de oliva. Ingredientes aromáticos são adicionados para imitar o gosto de trufas pretas ou brancas. O ingrediente principal é um óleo sintético chamado 2,4-dithiapentane, que proporciona odor e sabor similar aos das trufas reais. Outros ingredientes aromáticos orgânicos também são adicionados para fazer com que o gosto pareça com o de trufas pretas ou brancas. As trufas verdadeiras são extremamente caras, então essa alternativa mais barata é considerada por muitos uma opção razoável para produzir pratos com sabor de trufas.

Outras pessoas estão lendo

Trufas pretas

Trufas crescem embaixo da terra em uma relação simbiótica com as raízes de certas árvores. Trufas pretas Perigord são chamadas assim graças à região da França onde elas crescem entre as raízes de carvalhos. As trufas pretas possuem gosto e aroma mais fortes que os das outras trufas. O cheiro é tão forte que pode penetrar em ovos com casca e mudar seu sabor se forem guardados juntos. O gosto do azeite de trufa é, assim como as trufas, mais forte. É usado para carnes, molhos e massas.

Trufas brancas

Brancas, ou alvas, essas trufas crescem melhor no norte da Itália, na região de Piemonte. Elas crescem em diferentes áreas e têm diferentes gostos, uma vez que podem adquirem o gosto da terra em que cresceram. Trufas brancas possuem um gosto mais delicado e um aroma mais próximo ao do alho. Elas são normalmente consumidas cruas, raspadas sobre risotos, massas, pratos com ovos e fondues. O azeite de trufas brancas pode ser adicionado a esses pratos também.

Controvérsia

Há muita controvérsia sobre o azeite de trufa. Muitos chefs veem ele como a única maneira barata de incluir o sabor de trufas em suas comidas. Contudo, o chef de São Francisco, Daniel Patterson, que também escreve sobre comidas para o jornal The New York Times, já reclamou que azeites de trufas estão arruinando a experiência de provar trufas. Em um artigo de 2007, Patterson escreveu que "o sabor simples desse azeite é erroneamente compreendido como o gosto que as trufas devem ter".

Escolhendo entre trufas pretas ou brancas

Ao escolher qual azeite de trufa usar, pretas ou brancas, você deverá considerar a receita e os seus ingredientes. Trufas pretas são sempre cozidas e têm um gosto muito mais forte, então o azeite de trufas pretas é uma boa escolha para carnes, molhos e ensopados.

As trufas brancas são normalmente servidas cruas e têm um gosto mais suave, então o azeite de trufas brancas combina com ovos, massas com queijo, risotos, e pode ser adicionado a pratos prontos, por cima de tomates ou queijo mussarela.

Custo

Azeites de trufas podem custar entre R$ 22 por 50 g até R$ 150 por 900 g de azeite concentrado, feitos com azeite de oliva e trufas verdadeiras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível