Quais são os 15 tons de azul?

Escrito por keith evans | Traduzido por aline ferreira
Quais são os 15 tons de azul?
O azul pode ser descrito em uma gama grande de tons (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O olho humano contém bastões e cones sensíveis aos tons de vermelho, verde e azul. Já que o olho é tão sensível a essas cores específicas, cores primárias como o azul podem apresentar um vasto número de tons

Meia-noite e marinho

Um dos azuis mais escuros, o azul meia-noite tem este nome por ser quase negro. Esta variação do azul é algo similar ao céu durante a noite e, de certa forma, mais escuro do que o azul marinho. O azul marinho é levemente mais claro do que o azul meia-noite, mas ainda está entre os tons de azul mais escuros. Seu nome deriva de uma escolha do rei George 2 da Inglaterra em 1745, e tem servido como a cor dos uniformes navais desde então, de acordo com a história oficial da Marinha americana.

Centáurea e ardósia azul

Decididamente um azul médio, o centáurea é semelhante a um céu claro de verão. A cor entra no meio de várias cartelas de cor e leva o número hexadecimal 6495ed. A cor da pura e viva ardósia quase lembra uma luz púrpura em vez de um azul real. O azul ardósia pode cair nas numerosas variações que incluem a ardósia clara e a média, segundo o Taylored Marketing.

Azul real

O azul real apresenta um tom escuro rico, popular em várias famílias reais da história. Uma cor popular devido à sua aparência rica, o azul real carrega o código hexadecimal 4169e1.

Azul céu

Alguns tons mais claros do que o centáurea, esta cor evoca memórias de um céu de primavera sem nuvens ou o céu do fim do outono. O Taylored Marketing aponta que o azul céu está disponível em vários tons que incluem o céu escuro e o claro.

Azul aço

O azul aço aparece como uma mistura entre o azul e o cinza e pode ter derivado seu nome de seus subtons acinzentados. O código hexadecimal para essa cor é 4682b4.

Azul elétrico

Um azul tão amplamente reconhecido que aparece em pelo menos uma música pop, o azul elétrico é um tom vívido feito para lembrar a cor do raio ou de um arco de eletricidade.

Azul cobalto

O azul cobalto também é u tom vívido de um azul médio, mas é, de algum modo, mais difuso. A cor leva esse nome por causa do tom natural do cobalto.

Outros azuis

O azul delfi é um pouco mais difuso do que o azul cobalto. Os especialistas em cor do Eternal Silk indicam que esse tom de azul pode ser dividido em tons como o azul delfi médio, azul delfi médio-escuro, e azul delfi claro. O azul copenhagem é um pouco mais escuro do que o azul delfi, mas igualmente difuso, com tons de branco e cinza; esta cor está disponível em tons claros e escuros. A cor do oceano, o azul oceano lembra a mistura verde-azulada que se encontra em grandes quantias de água. O azul oceano é uma cor popular, com vários tons, como o escuro, o médio e o claro. O indigo é uma variação profunda e escura de azul que se aproxima do espectro do roxo. Muitos fabricantes de automóveis usam este tom por sua alta visibilidade em instrumentação. O blueberry leva o tom vívido das bagas. Esta cor pode entrar em vários tons que lembram a cor da fruta quando ela amadurece. Finalmente, o ciano é um vívido azul claro que se combina facilmente com outras cores para criar novas variações.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível