As diferenças no destino do lixo de moradores de áreas urbanas e rurais

Escrito por matt petryni | Traduzido por jose airton almeida neto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As diferenças no destino do lixo de moradores de áreas urbanas e rurais
Na maioria das áreas urbanas, os caminhões vão de casa em casa coletando lixo, resíduos orgânicos e materiais recicláveis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A coleta de lixo é um serviço importante nas grandes cidades, pois previne o acúmulo de lixo nas ruas e riscos à saúde relacionados. As comunidades rurais normalmente não possuem acesso ao mesmo tipo de coleta que as metrópoles devido ao custo de ineficiência de remoção de livro durante longas distâncias. É importante que as autoridades e as empresas de gestão integrada de resíduos sólidos considerem as diferenças no modo como as comunidades rurais e urbanas lidam com seus resíduos.

Outras pessoas estão lendo

Coleta de lixo nas cidades

Na maioria das áreas urbanas, o lixo é coletado nas residências regularmente por um serviço local de coleta. Alguns desses serviços são privados, enquanto outros são fornecidos pelo município ou pelos estados. A coleta privada cobra aos moradores pelo serviço de acordo com o peso do lixo coletado, a frequência da coleta e localização da residência. A taxa de coleta de lixo é cobrada aos cidadãos, já inserida no IPTU. Em alguns lugares, a coleta é monopolizada legalmente, ou seja, o governo local permite que uma empresa opere na área sem competição. Nesses casos, as empresas são fiscalizadas pelos governos locais.

Coleta de lixo em áreas rurais

Em países desenvolvidos, as áreas rurais também são assistidas pela coleta de lixo. A diferença desses serviços se faz primeiramente na administração dos resíduos florestais e das fazendas, que geralmente não são coletados, sendo utilizados na compostagem ou incinerados. Em muitos casos, os resíduos das residências são queimados pelos próprios proprietários rurais, embora, atualmente, isso esteja mudando nas áreas rurais que estão passando a receber a coleta de lixo. No fim do século XX, os empresários começaram a fornecer serviços para o gerenciamento integrado de resíduos das residências rurais similar aos serviços de rua disponíveis nas áreas urbanas.

Reciclagem

O acesso aos programas de reciclagem de lixo por vezes difere de áreas urbanas para rurais. Enquanto a população tem acesso à coleta seletiva, esse serviço nem sempre está disponível nas áreas rurais. Como resultado disso, muitos residentes delas jogarão fora seus materiais recicláveis. Na década de 1990, nos Estados Unidos, muitas comunidades começaram a adotar os planejamentos de gestão integrada de resíduos, ou uma abordagem consciente de coleta de resíduos sólidos.

Serviços de compostagem

Diferentemente das áreas rurais, as famílias urbanas geralmente não possuem tanto espaço para realizar a compostagem de seus resíduos orgânicos. Muitos moradores de áreas urbanas também não podem queimar seu lixo devido à proximidade a outras casas. Dessa forma, eles utilizam seu resíduos orgânicos na compostagem junto aos seus lixos. Por sua vez, os moradores de áreas rurais geralmente têm a opção de manter várias pilhas de compostagem para seus resíduos ou utilizá-las no solo. Os resíduos da agricultura normalmente são utilizados como nutrientes para o solo ou vendidos para quem trabalha com fertilizantes ou biocombustíveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível