Conhecimento

Diferenças entre planetas anões, cometas, asteroides e satélites

Escrito por byrd mcdaniel | Traduzido por jacques baroukh aben athar de alcantara
Diferenças entre planetas anões, cometas, asteroides e satélites

Nosso sistema solar

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A terminologia para os diferentes objetos presentes no sistema solar é confusa, especialmente porque muitos desses astros, como Plutão, foram inicialmente classificados de forma incorreta. Como resultado disso, a nomenclatura dos corpos celestes é frequentemente alterada, à medida que os cientistas têm ideias melhores sobre o que as coisas são e como elas funcionam. As diferenças entre planetas anões, cometas, asteroides e satélites são bastante evidenciadas, ainda que existam algumas características em comum.

Outras pessoas estão lendo

Planetas anões

Segundo a NASA, os planetas anões apresentam três características básicas. Em primeiro lugar, eles orbitam outros objetos. Em segundo, sua massa é grande o suficiente para que possuam uma forma esférica. Por último, eles não são capazes de limpar a sua órbita, ou seja, esses astros dividem o espaço orbital com outros corpos celestes de tamanhos similares e não são gravitacionalmente dominantes. O exemplo mais famoso de planeta anão é Plutão, que, a princípio, era considerado um planeta, mas sua classe acabou sendo redefinida.

Cometas

Os cometas, corpos muito similares aos planetas anões, são pedaços gigantes de rocha e gelo que viajam pelo espaço. A maioria dos cometas foi formada bilhões de anos atrás, durante a formação dos planetas e das estrelas. Quando eles se tornam grandes o suficiente para serem puxados pela gravidade do sol, começam a viajar em sua direção. Com isso, uma grande quantidade de seu gelo acaba derretendo, o que dá aos cometas uma cauda colorida e gasosa que viaja logo atrás deles. Apesar da aparência dessa cauda, os cometas são circulares até que sejam derretidos pelo sol.

Asteroides

Os asteroides, que possuem um tamanho menor que o dos cometas, são partículas de rocha e metal que viajam pelo espaço. Eles podem ser classificados em duas categorias, sendo elas a rochosa e a de ferro-níquel, ainda que a maioria dos asteroides contenha tanto elementos rochosos quando ferro-níquel. Esses corpos celestes podem orbitar um planeta ou viajar sem rumo pelo Sistema Solar. Quando os asteroides entram na atmosfera da Terra ou de outro planeta, eles são chamados de meteoritos. Tipicamente, os asteroides são pequenos demais para chegar a uma forma esférica, diferentemente dos planetas anões e dos cometas.

Satélites

A nomenclatura "satélite" é um termo geral utilizado para descrever todos os objetos que orbitam outro corpo. Planetas anões são satélites, mas asteroides só são considerados satélites quando estão em órbita, o que raramente acontece. Esse termo pode se referir a corpos celestes, mas também podem caracterizar máquinas construídas pelo homem que orbitam a Terra.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media