Qual é a posição da Terra no sistema solar?

A terra está situada a uma distância que permite a existência de vida

solar system image by hugy from Fotolia.com

O sistema solar do qual a Terra faz parte é composto por oito ou nove planetas, dependendo de seu ponto de vista. Em conjunto com asteroides, cometas e planetas-anões nas bordas distantes, todos estes corpos astrais orbitam a estrela que nós chamamos de Sol. A Terra é o terceiro planeta a partir do Sol e está na distância exata para um planeta com vida. Vamos ver como a Terra se organiza no sistema solar com os outros planetas.

História

Por séculos era pensado que a Terra era o centro do sistema solar e que o Sol e os planetas giravam ao seu redor. Quando astrônomos começaram a descobrir que a Terra orbitava o Sol, a ideia de um sistema solar começou a tomar forma. No entanto, sem a ajuda de instrumentos ópticos como o telescópio, existiam apenas seis membros do sistema solar que podiam ser observados com o olho nu. Urano foi descoberto em 1781, Netuno em 1846 e o planeta-anão Plutão, em 1930. Isso significava que a Terra era, na verdade, o terceiro dentre nove planetas ao invés do terceiro dentre seis.

Tipo

A Terra é classificada como um planeta interno, juntamente com Mercúrio, Vênus e Marte. Todos eles têm um núcleo rochoso com poucas ou nenhuma lua. Estes planetas são também classificados pelos astrônomos como planetas terrestres. Os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são chamados de planetas jovianos ou gigantes gasosos, sendo compostos por uma mistura de gases congelados e gelo com um provável núcleo menor e denso. Esses planetas possuem muitas luas com ainda mais sendo descobertas a cada década. Plutão foi classificado desde então como um planeta-anão, circulando a margem do sistema solar com outros objetos similares em tamanho e natureza.

Tamanho

Se ainda quisermos considerar Plutão como um planeta, a Terra continua sendo o quinto maior planeta no sistema solar, dentre todos os nove, em termos de diâmetro no equador. Júpiter é de longe o maior, seguido por Saturno, Urano, Netuno e depois a Terra. Marte e Vênus possuem quase o tamanho que a Terra, enquanto Mercúrio e Plutão são claramente os menores. No entanto, o Sol representa mais de 99% da matéria em todo o sistema solar, fazendo com que todos os planetas pareçam ínfimos quando comparados a ele.

Efeitos

A distância do Sol tem um grande efeito em cada planeta. Mercúrio e Vênus, por estarem muito mais próximos do Sol que a Terra, são planetas muito quentes. Marte é muito semelhante à Terra, mas sua distância do Sol torna impossível suportar vida. Os planetas exteriores são profundamente frios, a tal ponto que mesmo os que não possuem atmosfera de gases venenosos são frios a ponto de não permitirem a existência de vida. A distância média entre a Terra e o Sol é de 149 milhões de quilômetros, e faz com que ela seja o único planeta do sistema solar capaz de sustentar uma população próspera de organismos vivos.

Geografia

A Terra possui montanhas e fossas oceânicas profundas, mas outros planetas-anões possuem características físicas mais elevadas e mais profundas do que a Terra. Marte possui montanhas muito mais altas do que o Monte Everest, o ponto mais alto da Terra, e também quilômetros de abismos profundos. A velocidade de ventos mais rápida registrada na Terra foi marcada em 371 quilômetros por hora, mas a velocidade média dos ventos em Netuno é de 1.126 quilômetros por hora, com alguns atingindo 1.931 quilômetros por hora. As temperaturas mais elevadas já registradas na Terra estão na casa dos 54 graus, enquanto a superfície de Mercúrio pode atingir 426 graus.

eHow Brasil