Mais
×

Como diminuir o sabor de sal de alimentos

Atualizada April 17, 2017

O sal adiciona sabor a diversos alimentos, no entanto, talvez haja ocasiões que você o adiciona além da quantidade normal. O excesso de sal em alimentos pode ser um desastre, tanto no sabor quanto para sua saúde. A comida ficará com gosto de salmoura e poderá causar problemas cardíacos se for consumida com frequência. Diminua o gosto de sal da comida e recupere seu prato com as técnicas a seguir.

Instruções

É possível usar diversos ingredientes para recuperar um prato muito salgado (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Descasque e pique uma batata em pedaços de tamanho médio. Adicione-os em sopas, guisados, carnes ou pratos de vegetais salgados e cozinhe-os em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Desligue o fogo e descarte os pedaços de batata. Ela absorverá o sabor salgado, além de um pouco do líquido e outros condimentos. Prove a comida e, se necessário, adicione proporcionalmente mais líquido, ervas e temperos.

  2. Adicione 1 colher de chá de sumo de limão ou vinagre no alimento salgado; esses agentes ácidos ajudarão a mascarar o gosto do sal. Prove a comida para ver se está melhor. Se necessário, adicione um pouco mais dessas substâncias e 1 colher de chá de açúcar para garantir que a comida não fique azeda.

  3. Pique um talo de aipo em pedaços de 5 cm e adicione na comida salgada. Cozinhe-a em fogo baixo por 20 minutos, misturando ocasionalmente. Desligue o fogo e descarte os pedaços de aipo. Assim como a batata, o aipo absorve o sabor salgado dos alimentos.

  4. Aumente a quantidade de outros ingredientes do prato proporcionalmente para equilibrar o sabor de sal. Adicionar mais legumes, verduras ou carnes diminuirá o gosto de sal do prato.

Dicas

  • Adicione 1 xícara de caldo em uma sopa muito salgada para reduzir o sabor de sal.
  • Misture 2 colheres de sopa de arroz cozido ou macarrão em uma fritura salgada para diminuir o gosto de sal do prato.

Coisas Necessárias

  • Batata
  • Sumo de limão ou vinagre
  • Talo de aipo
  • Açúcar
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article