Mais
×

Como diminuir a ardência da pimenta em um prato?

Atualizado em 17 abril, 2017

Colocar pimenta demais em um prato pode arruiná-lo, sendo uma experiência dolorosa para quem gosta de pimenta e deixando o alimento intolerável para quem não gosta. Em alguns casos, por exemplo, você pode eliminar a ardência ao retirar pedaços de jalapeño do prato. Porém, se você misturou algo apimentado no prato, você terá que adicionar um novo ingrediente à receita, ao invés de retirar.

Instruções

Adicionar laticínios é uma forma de reduzir a picância de um prato. (chili image by Silvia Bogdanski from Fotolia.com)

    Pimenta demais, e agora?

  1. Adicione líquidos ao prato, se possível e apropriado. Se você fez uma sopa que ficou apimentada demais, adicione caldo ou água à mais para reduzir a pimenta. Obviamente, a sopa ficará mais rala.

  2. Adicione ingredientes extras, se houver a possibilidade. Faça isso independente de ter adicionado mais líquido ou não. No exemplo da sopa, você pode adicionar quaisquer ingredientes sólidos à mesma. Podem ser batatas, carne ou massa, por exemplo. Isso ajudará a reduzir a ardência caso você não possa adicionar água ou então ajuda a recriar a textura do prato original, no caso de adição de líquido. Ao passo em que estes itens não retiram o sabor da pimenta, ao adicioná-los, o prato ficará mais equilibrado.

  3. Misture algum laticínio ao prato se você achar que pode dar certo. Se você fez ovos mexidos apimentados com batata, queijo e jalapeños, por exemplo, misture um pouco de creme azedo. Se você estava fazendo uma sopa de batata e alho-poró e colocou pimenta em flocos demais, adicione creme de leite. Estes produtos ajudarão no controle da ardência.

  4. Adicione açúcar ao prato se nenhuma das dicas anteriores funcionar. Este método funciona bem com pratos asiáticos, pois este tipo de culinária geralmente combina doce e salgado, então a combinação não ficará estranha. Comece com quantidades pequenas, cerca de 1/2 colher de sopa de açúcar para cada porção de comida, e adicione mais, se necessário.

Dicas

  • Se você não conseguiu dar jeito na pimenta em seu prato, beba um copo de leite enquanto come. Leite funciona melhor que qualquer outra bebida para aliviar o ardor de um prato e torná-lo mais tolerável.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article