Dinâmica de grupo e comportamento organizacional

Escrito por roslyn frenz | Traduzido por fabiana silva
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Dinâmica de grupo e comportamento organizacional
As dinâmicas de grupo consideram os comportamentos individuais dentro de um grupo (business man with group image by deanm1974 from Fotolia.com)

A dinâmica de grupo e o comportamento organizacional representam dois elementos do campo da filosofia de gestão de negócios conhecido como "teoria organizacional". O primeiro refere-se à criação e evolução de grupos formais e informais dentro de uma organização. Podemos dizer que as empresas são constituídas por equipes e, em uma escala maior, podem ser consideradas grupos que apresentam um conjunto de comportamentos semelhantes aos segmentos menores. O segundo elemento pode ser considerado uma dinâmica de grupo menor, aplicada em grandes empresas ou organizações para que operem eficazmente. Os líderes de equipe usam os conhecimentos que têm em dinâmica de grupo para liderar as equipes de trabalho. Os diretores e outros executivos usam o conhecimento que têm em um comportamento organizacional para dirigir as empresas.

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Dinâmicas de grupo

Essa ferramenta de estudo descreve o comportamento de um ou de diferentes tipos de grupos e as atitudes das pessoas envolvidas nele. De acordo com a Teoria da Troca Social, as pessoas se unem porque precisam de interações saudáveis que são motivadas pela obrigação e sustentadas pela confiança. A formação de um grupo estabelece uma obrigação e implica em criar confiança nos membros que o compõe. Os estágios incluem formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupção. Nem todos os grupos passam por cada estágio; por exemplo, as associações permanentes talvez nunca passem pelo estágio de interrupção.

Comportamento organizacional

O comportamento organizacional considera as motivações individuais e direciona esse sentimento para a organização. Ele é diferente para cada indivíduo: algumas pessoas buscam obter mais dinheiro, enquanto outras procuram reconhecimento ou mais tempo livre com a família e amigos. A motivação cria um propósito em cada indivíduo que, por sua vez, caracteriza os outros membros do grupo e toda a organização. Os líderes oferecem incentivos baseados na motivação para fomentar a produtividade e a cooperação coletiva. Muitas empresas utilizam vários tipos de incentivos para motivar seus funcionários.

Teoria organizacional tradicional

A teoria de gestão foi uma filosofia desenvolvida no século XIX junto com o surgimento da revolução industrial. Como as fábricas de produção em massa empregavam indivíduos com personalidades e motivações diferentes, elas tiveram de formar equipes e trabalhar essas diferenças para o bem da organização. As primeiras teorias de gestão visavam principalmente estabelecer a autoridade e sistemas burocráticos para ajudar os supervisores a administrar os funcionários. Tradicionalmente, as organizações se preocupavam com a hierarquia, as divisões de trabalho e os regulamentos. Mais tarde, a teoria organizacional incluiu o estudo científico do comportamento e da dinâmica de grupo, resultando em uma gestão baseada em motivações, muito utilizada pelas grandes empresas hoje em dia.

Gestão comportamental

Essa ferramenta de estudo aplica a teoria de dinâmica de grupo e do comportamento organizacional na gestão do desempenho. Nessa estrutura, o gerente analisa como cada indivíduo (e cada grupo) contribui para todo o sistema. As ações de cada um são divididas em antecedente (causa da ação), comportamento e resultado. Este último, quando insatisfatório, é rastreado até que sejam encontrados os antecedentes inadequados. Ao alterar os aspectos que geraram as deficiências, os gerentes conseguem ajustar os resultados para um desempenho de excelência. Eles também usam este sistema para mudar a direção de toda organização.

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