×
Loading ...

Como dissecar flores

Atualizado em 09 agosto, 2018

A dissecação de flores pode ser uma atividade educativa para desenvolver sozinho ou com membros da família. Ao dissecar flores frescas, você pode compreender melhor a polinização, aprender a reconhecer as partes da flor e observar suas características únicas. Você também pode conseguir identificar os órgãos masculinos e femininos. Não há necessidade de ir a um laboratório para fazer isso. Você pode dissecar flores frescas em casa, sem ferramentas complexas.

Instruções

Disseque lindas flores para compreendê-las melhor (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Imprima ou encontre uma imagem mostrando as partes da flor. Isso ajudará a reconhecer as estruturas da planta. Cada flor é única, mas as partes básicas são as mesmas.

    Loading...
  2. Escolha uma flor fresca. Você pode começar com uma de tamanho médio a grande, pois, dessa forma, será mais fácil enxergar e manusear.

  3. Use os dedos para remover as sépalas da haste. As sépalas são as projeções verdes na base da flor, sob as pétalas, no topo da haste. Elas lembram pequenas folhas. Use uma lupa ou microscópio para examiná-las. Observe a imagem aumentada e perceba a textura das sépalas.

  4. Puxe as pétalas para baixo, na direção da haste, arrancando-as. Observe uma pétala na lupa ou no microscópio. Observe a imagem aumentada e repare na textura.

  5. Remova os estames -- as peças masculinas -- da sua flor. Você pode tirá-los com os dedos. Alternativamente, você pode usar um bisturi ou uma faca afiada para cortá-los. Cada estame tem duas partes: as anteras, que carregam o pólen, e os filamentos, que suportam as anteras. Use uma lupa ou um microscópio para examinar os grãos de pólen das anteras.

  6. Determine se a sua flor é uma monocotiledônea ou dicotiledônea. Você pode fazer isso examinando as pétalas conforme as cortar da flor. A monocotiledônea terá pétalas que aparecem em grupos de três. Suas folhas têm nervuras paralelas uma à outra ao longo do comprimento das folhas. As dicotiledôneas têm pétalas que aparecem em grupos de quatro ou cinco. Suas folhas têm nervuras ramificadas.

  7. Remova todo o restante da flor, exceto o pistilo, que é a parte feminina. Ele se assemelha a um vaso com uma base no formato de lâmpada. Corte o pistilo ao meio verticalmente e use uma lupa para ver o longo tubo que transporta o pólen à parte inferior do ovário no pistilo. Verifique se há ovos, chamados óvulos, no interior do ovário.

Loading...

Dicas

  • Por serem delicadas as partes da flor, algumas podem quebrar ou se desmanchar conforme você tentar examiná-las. Se isso ocorrer, apenas pegue outra flor.

O que você precisa

  • Ilustração com as partes de uma flor
  • Flor fresca
  • Lupa ou microscópio
  • Faca afiada ou bisturi

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...