Doar sangue vs. doar plasma

Escrito por kate harris | Traduzido por eduardo chagas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Doar sangue vs. doar plasma
Doar sangue vs. doar plasma (culot sanguin image by Stef Run from Fotolia.com)

Sangue e seus componentes não podem ser fabricados ou colhidos. Pessoas que precisam de transfusões de sangue ou plasma sanguíneo devem depender de outros que escolheram se voluntariar para doá-los. De acordo com o America's Blood Center, o corpo leva aproximadamente duas semanas para restaurar os níveis sanguíneos normais depois de doar sangue, mas apenas alguns dias depois de doar plasma.

Outras pessoas estão lendo

A diferença entre sangue e plasma sanguíneo

O sangue é o líquido que sustenta a vida e circula através do nosso corpo. Ele é responsável por carregar nutrientes essenciais para nossas células e transportar dejetos para longe delas. O sangue é feito de água, gases, gorduras, elementos químicos e plasma sanguíneo. Aproximadamente 55% do sangue é plasma, um líquido cor de palha transparente. O plasma líquido carrega os glóbulos brancos e vermelhos, assim como as plaquetas.

Requerimentos

As condições para doar são os mesmos independente de ser sangue ou plasma. Você deve ser saudável, ter ao menos 16 anos e mais de 50 kg, de acordo com os padrões da Cruz Vermelha.

Doando sangue

Quando doar sangue, a experiencia do começo ao fim leva cerca de 1h. Ela é geralmente referida como doação de "sangue inteiro" A doação em si, quando cerca de 0,5 l de sangue é retirado, leva cerca de 8 a 10 minutos. Doar sangue é o tipo mais comum de doação e os doadores podem doar "sangue inteiro" a cada 56 dias, de acordo com a Cruz Vermelha. O sangue doado é depois separado em vários componentes diferentes que são transfusíveis.

Doando plasma

A doação de plasma sanguíneo é também chamada de aférese de plasma. Durante essa doação, uma máquina recolhe sangue e separa os componentes selecionados, sejam eles só plasma ou uma combinação de plasma e plaquetas, e retorna os glóbulos vermelhos e outros componentes desnecessários ao doador. O procedimento de doação leva cerca de 15 minutos a mais que a doação de "sangue inteiro". De acordo com os requerimentos da Cruz Vermelha, doadores de plasma são elegíveis para doar a cada 28 dias, até um máximo de 13 vezes por ano.

O processo de doação

O processo de doação geral é essencialmente o mesmo para sangue e plasma. Em preparação para qualquer procedimento, é necessário beber bastante água. Você também é encorajado a comer comidas ricas em ferro nas semanas anteriores a doação. É preciso levar uma identificação, assim como uma lista dos remédios que está tomando. Durante o processo de doação, você será perguntado uma série de questões relacionadas ao seu histórico médico e de informações sobre viagens. Sua pressão sanguínea, temperatura, pulso e níveis de hemoglobina também serão medidos. Quando for hora de doar, seu braço será limpo e uma agulha esterilizada será inserida. Após a coleta, você será oferecido um pequeno lanche e deverá ficar no centro de doação por 10 a 15 minutos antes de voltar a atividades normais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível