Técnica da desidratação para perda de peso

Escrito por jason brick | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A maior parte do seu peso corporal é água. É possível alcançar resultados muito rápidos na balança ao se desidratar. No entanto, isso não é uma perda de peso real. Nenhuma gordura é queimada e o peso voltará assim que você beber alguma coisa. Além disso, desidratar-se é algo perigoso, pois seu corpo precisa de água.

A perda de peso através de desidratação só é apropriada para atletas que competem em esportes divididos em categorias de acordo com o peso. Isso pode funcionar como uma vantagem a curto prazo em competições e, às vezes, vale a pena.

Outras pessoas estão lendo

Como funciona

A perda de peso por hidratação é bem simples. A perda de peso normal se apoia no conceito de queimar mais calorias do que se ingere, fazendo com que o corpo queime a gordura extra. A desidratação é simplesmente excretar mais água do que toma para que seu corpo carregue menos água.

Por exemplo, se você suou 450 g da água corporal mas só bebeu 235 ml durante esse tempo, pesará 225 g a menos até que beba mais. Novamente, essa "perda de peso" só se aplica a curto prazo: não é como se você pudesse ficar muito tempo sem beber algo.

Métodos básicos

A desidratação significa retirar a água de seu corpo. Existem três maneiras básicas de se fazer isso: suar, urinar e cuspir.

Suar é a maneira mais eficaz de se desidratar. Simplesmente se exercite para começar a suar. Alguns atletas usam roupas pesadas ou "roupas de sauna" à prova d'água, ou até se exercitam em saunas para acelerar o suor.

Urinar também é uma maneira fácil de perder alguns gramas de água. No entanto, fica mais difícil urinar conforme você se desidrata. Algumas pessoas tomam diuréticos para aumentar a perda de peso dessa maneira.

Da mesma forma que urinar, pode-se cuspir. Alguns atletas cospem em um recipiente durante uma tarde, excretando cerca de uma xícara de água. É possível aumentar a quantidade de água expelida dessa maneira com chicletes, balas ou outros alimentos que estimulem a salivação.

Alguns atletas chegam ao ponto de vomitar ou tomar laxantes para resultados semelhantes aos da desidratação. Isso é fortemente contraindicado por praticamente todo médico, treinador e técnico que seja ético.

Advertências

A desidratação não é perda de peso. Ela é uma forma de melhorar a performance em esportes em apenas alguns tipos de atletas. Se você está considerando a desidratação para perda de peso a longo prazo, pare. Se acha que isso lhe ajudará a "fazer peso" em uma luta de boxe, verifique com seu técnico e médico antes.

Se você estiver no ensino médio, consulte o diretor atlético de sua escola. Muitas ligas atléticas possuem regras que proíbem ou limitam estritamente o uso da desidratação.

Por fim, é importante se reidratar o mais rápido possível após se pesar. A maioria dos eventos lhe darão algumas horas ou alguns dias entre a pesagem e a competição.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível