Doenças que afetam o sistema imunológico

Escrito por chris sherwood | Traduzido por eduardo marcal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Doenças que afetam o sistema imunológico
Várias coisas à sua volta podem lhe causar alergia (dandelion image by desssphoto from Fotolia.com)

Algumas das doenças mais devastadores para a raça humanas são aquelas que atacam o sistema de defesa que nós temos para lutar contra doenças: o sistema imunológico. Essas doenças podem variar em severidade, desde pequenas irritações cutâneas ou um nariz entupido, até atacar órgãos vitais por todo o corpo causando morte. Elas também podem ter uma variedade de etiologias, desde transmissão genética de características até uma infecção. Essas doenças do sistema imune são categorizadas como: imunodeficiências, autoimune, alérgicas e câncer

Outras pessoas estão lendo

O sistema imune

Antes de começar a entender os tipos de doenças que podem atacar o sistema imune, nós precisamos primeiro entender como ele funciona. A imunidade é a defesa natural do corpo contra bactérias, vírus e outras substâncias invasoras que podem ter um efeito negativo no corpo. Essas substâncias são chamadas de antígenos, quando um antígeno entra no corpo há uma reação imune, esta faz com que o corpo produza leucócitos que percorrem o corpo inteiro em busca da origem da infeção para neutralizar ou matar o antígeno. Esses leucócitos são produzidos e armazenados em órgãos espalhados pelo corpo como a medula óssea, o timo e o baço. Existem dois tipos de leucócitos, os fagócitos e os linfócitos. Os fagócitos funcionam ao englobar e digerir seu alvo, os linfócitos ajudam à atacar o invasor, mas eles também criam uma imunidade. Isso significa que os linfócitos podem se lembrar do invasor para agir muito mais rápido em uma futura infecção. O sistema imune é muito similar a uma máquina, cada parte é importante para criar uma linha de ataque efetiva contra qualquer invasor exógeno tentando ganhar acesso ao corpo.

Imunodeficiências

A imunodeficiência é uma das várias doenças que atingem esse sistema. Nessa patologia, o sistema imune tem problemas que causam um funcionamento anormal do mesmo. Muitas vezes isso é devido a um traço genético ou doença congênita. Essas doenças geralmente são consequência da falta de algumas partes do sistema, ou algumas dessas partes não funciona normalmente. A imunodeficiência mais comum é a imunodeficiência severa combinada (IDSC), também conhecida como doença do "garoto da bolha", sindrome de DiGeorge e deficiência de IgA. Também existem as imunodeficiências adquiridas tanto por contrair uma doença quanto por se expor à fármacos. O tipo mais comum de imunodeficiência adquirida é o HIV/AIDS e um sistema imunitário suprimido devido a medicamentos como quimoterápicos.

Doenças Autoimunes

Doenças autoimunes atacam o sistema imune enganando-o para que ele acredite que os órgãos do hospedeiro sejam, na verdade, invasores exógenos. Quando isso ocorre, os fagócitos e os linfócitos se voltam contra tecidos e órgãos saudáveis para destruí-los. Doenças autoimunes comuns são: lúpus, esclerodermia, dermatomiosite juvenil e artrite reumatóide juvenil. A severidade de uma doença autoimune pode variar drasticamente, algumas podem causar apenas inchaço e inflamação por atacar tecidos nas articulações, enquanto outras podem causar morte por atacar órgãos vitais.

Alergias

Alergias são outro problema comum que ataca o sistema imune. Alergia é um problema no qual o corpo monta uma resposta exagerada ao entrar em contato com um antígeno no ambiente à volta do indivíduo. Esses são mais conhecidos como alérgenos, que quando exposto a um o sistema imune, tem uma reação exagerada e causa desde sintomas pequenos como um lacrimejar ou um nariz entupido até a morte por anafilaxia. A reação imune relacionada com alergia mais comum é a asma e o eczema.

Câncer

Tirando o vírus da AIDS, alguns tipos de câncer podem ser as doença mais devastadoras que ataca o sistema imune. O câncer pode ter qualquer célula do corpo como alvo, isso inclui as células desse sistema. O tipo mais comum desse forma de câncer é o linfoma e a leucemia. Linfoma é formado quando um câncer atinge o tecido linfoide, enquanto a leucemia há comprometimento dos leucócitos. Ambos são mais comuns em crianças do que em adultos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível