Doenças causadas por protozoários

Escrito por norah faith | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Protozoários são organismos unicelulares muitas vezes capazes de causar doenças em humanos. As doenças causadas por protozoários podem ser leves ou nos expor a riscos sérios. Quase todos os indivíduos adquirem protozoários em seu corpo em algum momento da vida. Entretanto, na era da imunodeficiência adquirida (AIDS), protozoários inofensivos passaram a oferecer risco de morte. Um bom exemplo é o Pneumocystis carinii. Esse protozoário é encontrado nos pulmões de muitos indivíduos saudáveis, mas, em portadores de AIDS, pode causar uma pneumonia fatal.

Outras pessoas estão lendo

Malária

A doença mais fatal causada por protozoários, a malária, é uma das cinco doenças infecciosas que mais provocam mortes. O agente causador é o gênero Plasmodium, do filo Protozoa. Inclui as espécies P. vivax, P. falciparum, P. ovale e P. malariae. Cerca de 800.000 pessoas morrem de malária anualmente. A doença é transmitida pela fêmea do mosquito anopheles. Uma vez que o protozoário entra no corpo humano, passa por uma maturação no fígado e nas células do sangue. Os sintomas incluem febre com calafrios e torpor, seguida de sudorese intensa. O P. falciparum, se não detectado precocemente, pode causar malária cerebral e levar à morte.

Os tratamentos são feitos com 4-aminoquinolinas, incluindo cloroquinas e lactonas sesquiterpenos, como artesunato e arteméter.

Amebíase

A amebíase é um grupo de doenças causadas pelo protozoário Entamoeba histolytica. Inclui a disenteria amebiana e o abcesso amebiano do fígado, pulmões, baço e pele.

A disenteria amebiana é caracterizada por fezes moles, sanguinolentas e com muco. Dores abdominais espasmódicas são comuns. O diagnóstico é feito pelo exame das fezes por microscópio. Se não for tratada, pode causar úlceras no intestino grosso e abcessos pelo corpo.

A disenteria amebiana é normalmente tratada com nitroimidazóis como metronidazol e tinidazol.

Doença do sono

A doença do sono, causada pelo protozoário Trypanosoma brucei, é transmitida pela mosca tsé-tsé. Os sintomas começam com febres, dores de cabeça e dores nas articulações. Se não for tratada precocemente, pode atingir múltiplos órgãos, incluindo coração e rins. Por último, pode atravessar a barreira hematoencefálica, causando sintomas de confusão, sonambulismo durante o dia e insônia noturna.

A doença do sono é normalmente tratada com medicamentos que contêm arsênico, como a suramina.

Toxoplasmose

A toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. A infecção é transmitida pela ingestão de carne contaminada, ingestão acidental de fezes de gatos ou consumo de vegetais mal-lavados. Em indivíduos saudáveis, é assintomática ou pode manifestar-se como um resfriado. Entretanto, pode ser fatal em portadores de HIV. Pode causar encefalite e retinocoroidite necrosante.

O tratamento normalmente é feito à base de clindamicina e espiramicina.

Tricomoníase

O Trichomonas vaginalis é um protozoário que causa a tricomoníase (normalmente transmitida na atividade sexual). Apesar de assintomática na maior parte dos casos, requer atenção, pois aumenta a probabilidade de transmissão de HIV.

Os sintomas incluem vaginite, levando a corrimentos em mulheres, e uretrite, levando a micção dolorosa em homens.

A tricomoníase é tratada com metronidazol.

A giardíase, causada por Guardia lamblia e transmitida por contaminação da água, e a Kala azar, causada por Leishmania e transmitida pelo mosquito-palha, também são doenças causadas por protozoários.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível