Saúde

Doenças do sistema esquelético

Escrito por ron rogers Google | Traduzido por kelly isay
Doenças do sistema esquelético

O sistema esquelético é constituído por ossos, juntas e ligamentos

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

O sistema esquelético é composto pelos ossos e juntas do corpo, além dos ligamentos que os mantêm juntos. Apesar de geralmente pensarmos apenas em ossos secos quando falamos do sistema esquelético, trata-se de um conjunto dinâmico que é responsável por uma grande quantidade de funções corporais importantes. E, por se tratar de uma organização de tecidos vivos e ativos, ele é alvo de uma série de doenças.

Outras pessoas estão lendo

Problemas de desenvolvimento

Os problemas de desenvolvimento são as anomalias que ocorrem durante o crescimento e o amadurecimento do sistema esquelético. Como exemplos, temos o "pé chato", os "dedos em garra" e a escoliose. Alguns desses problemas podem ser fruto de predisposição genética. O tratamento geralmente depende da severidade do problema e pode variar entre o uso de apoios ou até mesmo cirurgias.

Problemas degenerativos

Terry Yochum e Lindsay Rowe, autores do texto "Essentials of Skeletal Radiology", consideram que a doença articular degenerativa seja, de longe, a mais comum das aflições patológicas articulares. Essa doença, conhecida como "osteoartrite", tem a tendência de afetar as articulações menores das mãos e as maiores presentes em locais que carregam muito peso, incluindo os quadris, joelhos e a coluna e geralmente é atribuída ao desgaste e não a uma inflamação. A perda de peso e modificação de atividades podem aliviar os sintomas. Medicamentos, tanto prescritos como livres de prescrição, atuam sobre os sintomas, mas sem necessariamente alterar o curso da doença.

Doenças inflamatórias

A destruição articular devido a episódios inflamatórios é classificada como artrite inflamatória. A artrite reumatoide é o tipo mais comum dessa categoria. O manual Merck cita como causa subjacente mais provável uma doença autoimune, embora a origem exata desta doença ainda não seja completamente compreendida. Nesses casos, o próprio sistema imunológico do corpo ataca as juntas, causando dores, inchaço, dano e até deformação. Essas doenças complexas são geralmente administradas por médicos especialistas conhecidos como reumatologistas.

Infecções

As infecções em ossos ou articulações podem ser muito destrutivas e são tratadas agressivamente. Infecções bacterianas podem ocorrer depois de fraturas ou traumas, especialmente no caso de uma fratura exposta, na qual o fragmento quebrado atravessa a pele e fica exposto a agentes infecciosos. Outro meio comum para a introdução bacteriana em ossos e juntas são as cirurgias, que podem resultar em infecção.

Tumores

Há uma infinidade de tumores que podem involver os ossos. Alguns se originam no próprio osso (tumores ósseos primários) e outros começam em outros tecidos e se espalham, ou sofrem metástase, até o osso (tumores ósseos secundários). Em seu texto sobre imagiologia clínica, Dennis Marchiori observa que os tumores primários são mais frequentemente encontrados em jovens, em fase de crescimento. Os tumores secundários, por suas vezes, são mais encontrados em idosos. Nem todos esse tumores são agressivos ou apresentam risco à vida. O tratamento específico depende da natureza e da origem do tumor.

Desordens nutricionais e metabólicas

Quando o corpo não recebe os nutrientes adequados, como cálcio ou vitamina D, a saúde óssea pode ficar comprometida. Algumas vezes, até mesmo quando a ingestão diária é correta, o corpo não absorve ou utiliza os nutrientes normalmente devido a desordens digestivas, hormonais e de outros tipos. O raquitismo, o escorbuto e a osteoporose são exemplos de doenças esqueléticas que se enquadram nesta categoria.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media