Dor aguda na bexiga

Escrito por elizabeth chaplin | Traduzido por larissa frança
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dor aguda na bexiga
Pessoa com dor (Comstock/Comstock/Getty Images)

A dor na bexiga pode variar de leve a aguda e pode ser insuportável. Uma situação em que esse tipo de dor está presente indica que os nossos corpos estão avisando que algo está errado. Normalmente, a dor na bexiga é resultado de uma doenças subjacentes sérias, que podem ser leves e tratáveis ou podem ser algo mais sério. É sempre recomendado visitar um médico se houver qualquer dor na bexiga.

Outras pessoas estão lendo

Infecção do trato urinário

A infecção do trato urinário (ITU) normalmente afeta a uretra e bexiga, localizadas no trato urinário baixo. Isso pode ocorrer quando as bactérias infiltram-se na uretra, viajando até a bexiga. Aproximadamente 50% de todas as mulheres passarão por uma ITU em algum ponto de suas vidas. As ITUs afetam, tipicamente, aquelas que são sexualmente ativas, que usam controle de natalidade, como diafragmas, que estão na menopausa, com pedras nos rins ou usando cateteres. Os sintomas incluem dor no abdômen baixo ou bexiga, micção frequente e dolorosa e urina com sangue.

Constrição uretral

A constrição uretral é mais comum em homens que em mulheres devido ao fato de que as uretras masculinas são mais compridas e suscetíveis a lesões ou cicatrização. Quando a uretra passa por um processo de cicatrização, a passagem de saída do corpo da urina fica mais estreita, causando micção infrequente e dolorosa e dor de bexiga. Essa condição pode ser resultado de várias doenças sexualmente transmissíveis, uso de cateter por período prolongado, câncer, remoção cirúrgica da próstata ou lesão pélvica. A constrição, ou estreitamento, pode ser aberta para evitar a volta da urina, o que pode levar à prostatite ou até falha renal.

Cistite intersticial

Essa doença é frequentemente referida como "síndrome da bexiga dolorosa", devido à pressão leve a severa e dor que pode gerar. A cistite intersticial é uma condição crônica, o que significa que pode durar por um longo período de tempo. É resultado de anormalidades na bexiga que causam um desempenho incorreto das suas funções. Isso significa que as pessoas atingidas passam por micção frequente em pequenas quantidades, até 60 vezes por dia, devido ao fato de que a bexiga não está sinalizando para o cérebro quando está, de fato, cheia. Outros sintomas incluem dor pélvica durante o sexo, ejaculação dolorosa em homens e dor na área do períneo entre a genitália e o ânus.

Torulopsis

A torulopsis é um tipo raro de infecção fúngica causada pelo Torulopsis glabrata. Esse fungo normalmente é encontrado no corpo humano, incluindo na pele e nos sistemas respiratório e gastrointestinal. O fungo causa um problema somente quando a pessoa infectada sente fraqueza ou deficiência no sistema imunológico. Geralmente, afeta mulheres, e seus sintomas incluem vagina dolorida e com coceira, micção frequente e dolorosa, urina com sangue e dor na bexiga.

Câncer de bexiga

O câncer de bexiga, se descoberto em seu estágio inicial, é uma forma cancerígena altamente tratável que ocorre normalmente quando células saudáveis da bexiga sofrem mutação e se multiplicam em excesso, causando um tumor. Existe um número de causas possíveis para esse mal; fumantes têm um risco maior que a maioria das pessoas, devido à ingestão de químicos tóxicos no corpo, que também viajam na urina. Outras causas incluem quimioterapia e radiação, cistite e exposição perigosa a produtos químicos. Os sintomas são micção frequente e dolorosa, dor abdominal e sangue na urina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível