Que drogas são detectadas em exames de urina?

Escrito por melissa lind | Traduzido por dimitrios meimaridis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que drogas são detectadas em exames de urina?
Muitas empresas realizam exames antidoping nos seus funcionários periodicamente (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Muitos empregadores exigem exames antidoping para seus possíveis futuros e atuais funcionários. Embora existam outros tipos, a maioria das empresas escolhe o teste de urina para detectar o uso de cinco das drogas mais utilizadas.

Outras pessoas estão lendo

Padrões para exames

Um empregador que obtém um contrato federal com alguma agência como o Departamento de Transportes é obrigado por lei a estabelecer uma politica de exames antidoping, incluindo testes pré-contratação e pós-acidente, bem como exames periódicos e aqueles realizados quando há suspeita de uso de substâncias ilícitas. Esses padrões incluem um método para se questionar um resultado positivo, como demonstrar que há uma receita médica para o uso da droga testada. Segundo a Federal Motor Carrier Safety Administration, que segue as regras do Departamento de Transportes dos Estados Unidos, as cinco substâncias examinadas nos testes de urina são: maconha (THC), cocaína, anfetaminas, opiáceos e fenciclidina (PCP). Mesmo quando o teste não é obrigatório por lei, muitas empresas acabam os exigindo já que podem ser feitos em praticamente todo laboratório médico e o seu preço é estabelecido por lei.

Maconha

Maconha, haxixe e outras drogas que contêm THC podem ser detectadas, após o uso, em um período de três a cinco dias e até depois de 30 dias, no caso de usuários viciados. A maconha e o haxixe são drogas ilegais, mas existe uma forma sintética de THC, chamada dronabinol, que também pode causar um resultado positivo em exames de urina. A forma sintética é utilizada em tratamentos de AIDS e quimioterapia e pode ser obtida com uma receita médica.

Cocaína

A cocaína está disponível em alguns hospitais como um anestésico local, embora o seu uso seja muito raro. Consequentemente, a maioria os casos de uso de cocaína é ilegal e sem desculpas para aparecer em um exame antidoping. Dependendo do uso, frequência e quantidade, essa substância pode ser detectada na urina no período de um a quatro dias após o uso.

Anfetaminas

As anfetaminas como a metanfetamina, dextroanfetamina e outras, incluindo aquelas vendidas com receita, são geralmente eliminadas pela urina no período de um a quatro dias, dependendo da forma de uso. A metanfetamina e várias outras formas são geralmente utilizadas como drogas de rua, apesar de existirem vários tipos de anfetaminas usadas no tratamento dos distúrbios de déficit de atenção ou como inibidoras do apetite.

Opiáceos

Os opiáceos como a heroína, morfina, codeína e outros analgésicos sintéticos como oxicodona e hidrocodona podem ser detectados em um período de um a quatro dias, dependendo de sua forma, metabólitos, quantidade e frequência de uso. O uso de heroína é obviamente ilegal, mas outros opiáceos são frequentemente receitados para tratar a dor.

PCP

O uso de fenciclidina (PCP) é raro. Como não existe nenhuma utilização médica desse composto, um resultado positivo em um teste não deve ser ignorado. O uso de PCP pode ser detectado de três a sete dias após o uso para uma dose única e mesmo depois de 14 dias, em casos de vício.

Outras drogas

Embora a maioria das empresas utilize o teste para cinco drogas, qualquer empregador pode escolher realizá-lo para detectar apenas uma, algumas ou mais de cinco drogas, havendo testes para até dez tipos de substâncias. Esses testes verificam se há presença de barbitúricos, como secobarbital, benzodiazepínicos, como diazepam ou alprazolam, metadona, metaqualona e propoxifeno. Todas essas substâncias, com exceção da metaqualona, podem ser compradas com uma prescrição médica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível