O efeito de fitoesteróis na testosterona masculina

Escrito por hunkar ozyasar | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O efeito de fitoesteróis na testosterona masculina
A testosterona é um hormônio chave no corpo masculino (testosterone image by Cornelia Pithart from Fotolia.com)

Os fitosteróis, também chamados de esteróis vegetais, são compostos à base de plantas que competem com o colesterol da dieta em seus intestinos. A ingestão de fitosteróis pode reduzir a quantidade de colesterol absorvida pelo seu intestino e reduzir os níveis de colesterol no sangue. Fitosteróis podem afetar o metabolismo da testosterona em homens através de suas interações com a enzima 5-alfa-redutase. Embora as cobaias animais mostrem que uma alta ingestão de fitosteróis reduzirá os níveis séricos de testosterona, os testes em humanos, até agora, não conseguiram demonstrar tais efeitos.

Outras pessoas estão lendo

Fitosteróis

Os fitosteróis são encontrados em certas plantas e são semelhantes em estrutura à uma molécula de colesterol. Os alimentos que são particularmente ricos em fitosteróis incluem óleos naturais vegetais, grãos não processados, nozes e leguminosas. Os fitosteróis reduzem a quantidade de colesterol que absorvemos dos alimentos e, portanto, diminuem o colesterol LDL sérico (mau colesterol). O National Cholesterol Education Program recomenda 2 g de esteróis vegetais por dia para a terapia dietética contra níveis elevados de colesterol LDL.

Alguns estudos, como o "Dietary phytosterol inhibits the growth and metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells grown in SCID mice" (Dieta de fitosteróis inibe o crescimento e a metástase de ​​células humanas de cancro da mama MDA-MB-231 cultivadas em murganhos SCID"), que foi publicado na edição do Anticancer Research Journal, também recomendam a dieta de fitosterol para reduzir a incidência de câncer, apesar de os resultados não serem conclusivos ainda.

Testosterona

A testosterona é um hormônio que é produzido principalmente nos testículos e é responsável por muitas das características masculinas, como pelos faciais, voz grossa e tônus ​​muscular. Nos homens, assim como em mulheres, uma quantidade limitada de testosterona também é fabricada na glândula adrenal (é por isso que as mulheres também têm testosterona, apesar da falta de testículos). Numerosas enzimas interagem com a testosterona, resultando na produção de metabolitos de hormônios, como o estradiol e DHT.

5-alfa-redutase

A enzima 5-alfa-redutase é uma enzima importante que converte a testosterona em di-hidrotestosterona ou DHT. O DHT é o mais potente metabolito de testosterona e é conhecido por causar perda de cabelo, bem como outros efeitos secundários, incluindo o agravamento de algumas formas de câncer. De acordo com o estudo intitulado "Phytosterol feeding induces alteration in testosterone metabolism in rat tissues" (A ingestão de fitosterol induz alterações no metabolismo da testosterona em tecidos de rato, em português), publicado no Journal of Nutritional Biochemistry, fitosteróis podem inibir a 5-alfa-redutase, e podem, em teoria, reduzir os efeitos da testosterona sobre o corpo .

Testes em animais

No mesmo estudo publicado no Journal of Nutritional Biochemistry em dezembro de 1998, os cientistas concluem que os fitosteróis das rações para ratos reduziram as atividades das enzimas do metabolismo da testosterona. Deve-se notar, contudo, que aos animais do estudo foram dadas doses bastante grandes de fitosteróis.

Testes em humanos

Ao contrário dos estudos com ratos, a pesquisa realizada com seres humanos não conseguiu atingir um efeito significativo de fitosteróis no metabolismo da testosterona. Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition, intitulado "Safety of long-term consumption of plant sterol esters-enriched spread", (Segurança do consumo de colesterol vegetal a longo prazo enriquecido com ésteres de propagação, em português) concluiu que os níveis de testosterona livre e total em homens não foram afetados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível