Efeitos dos acidentes de trabalho na motivação dos trabalhadores

Escrito por jim franklin | Traduzido por ricardo schweitzer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos dos acidentes de trabalho na motivação dos trabalhadores
Acidentes de trabalho podem causar danos à motivação dos funcionários (safety decal image by Greg Pickens from Fotolia.com)

A segurança dos trabalhadores deve ser a preocupação principal de qualquer organização. Empregados são um bem importante da empresa e as medidas de segurança devem ser implementadas para garantir o bem estar dos mesmos e da própria companhia, pois acidentes podem afetar a motivação dos trabalhadores da empresa, causando preocupações e tristeza.

Outras pessoas estão lendo

Acidentes de trabalho

Enquanto algumas indústrias e empregos possuem maiores riscos que outras, acidentes podem acontecer em qualquer lugar. Seja operando maquinário, trocando uma lâmpada ou descendo escadas, um acidente sempre é possível. Usar o bom senso e os treinamentos de segurança reduz a possibilidade de lesão nos trabalhadores, o que não apenas impede que as pessoas se machuquem, mas também que uma diminuição na motivação aconteça.

Motivação dos empregados

Quando um trabalhador se machuca na empresa, pode ocorrer uma tristeza generalizada entre colegas de trabalho, supervisores e amigos próximos na empresa, além de criar medo. Dependendo das circunstâncias, alguns empregados podem se tornar apreensivos com relação aos aspectos que envolveram o acidente, como hesitar ao operar o equipamento envolvido, utilizar mais as escadas se o acidente envolveu um elevador defeituoso. Todas essas ações refletem o medo gerado como consequência a um acidente de trabalho. Medo e tristeza são duas emoções que prejudicam a motivação na empresa.

Segurança dos trabalhadores

Muitas organizações exigem treinamentos de segurança. Isso torna-se especialmente necessário para trabalhos que exigem o uso de maquinário pesado, materiais perigosos ou outras situações de alto risco. Seguir protocolos de segurança, incluindo o uso correto de equipamentos de segurança ou roupas de proteção, é extremamente importante. Alguns trabalhos, como o de policial, exigem o uso de coletes de Kevlar para proteger e até salvar a vida do empregado. Medidas de segurança diminuem a possibilidade de acidentes e seus efeitos danosos à motivação dos trabalhadores.

Recursos humanos

O departamento da empresa que costuma abordar os problemas relacionados a acidentes de trabalho e motivação dos trabalhadores, é o setor de Recursos Humanos. Ele é responsável pela assistência ao trabalhador e pela redução de riscos ambientais, relacionados ao elemento de gestão humana. Para reduzir riscos e passar a sensação de segurança aos empregados (e ao mesmo tempo manter a moral alta), o setor normalmente implementa programas de treinamento de segurança, além de seminários sobre assédio sexual e outros temas educacionais. Para combater o possível luto e apreensão relacionados a acidentes de trabalho, o setor pode realizar reuniões particulares com os trabalhadores, a fim de escutar as preocupações de cada um, podendo até recomendar serviços externos de aconselhamento para aqueles que sofrem de grandes distúrbios emocionais. Muitos empregadores oferecem programas de auxílio à empregados por empresas terceirizadas ou parceiras, oferecendo aconselhamento para garantir bem-estar emocional, financeiro e assistência legal. Assistência aos empregados é uma maneira do setor de Recursos Humanos demonstrar que se preocupa com o bem-estar dos trabalhadores da empresa, e possui um efeito positivo na motivação da organização.

Lidando com acidentes

Um trabalhador que sofre um acidente deve receber atendimento médico imediatamente e o RH, juntamente com o supervisor ou gerente, deve ser notificado desta ocorrência. Se um colega de trabalho for afetado por um acidente no ambiente de trabalho, ele deve ser incentivado a conversar com seu gerente ou com o RH.

A gerência de Recursos Humanos deve ter procedimentos da empresa descrevendo o que fazer no caso de um acidente. Além de assistência médica, um relatório de acidentes ao ministério do trabalho deve ser preenchido, além da documentação interna da empresa para a seguradora ou plano de saúde, caso necessário. Implementar programas de segurança que educam empregados e possuem altos níveis de exigência, irá reduzir o risco de acidentes e mostrar que a empresa tem a segurança do trabalhador como uma de suas maiores preocupações. Isso será uma forma de mostrar aos trabalhadores que para a empresa, sua segurança é o mais importante, mantendo assim a motivação alta.

Ministério do Trabalho

Todos os empregados possuem direito à segurança em seu meio de trabalho. O órgão governamental responsável por proteger e executar esse direito é o Ministério do Trabalho, que tem como principal objetivo prevenir lesões ou mortes no ambiente corporativo, exigindo que as condições de trabalho sejam livres de riscos ao trabalhador. O MT também disponibiliza informações, treinamentos e assistência à empregadores e empregados. Se um empregado acredita que seu ambiente de trabalho não é seguro, ele pode realizar uma denúncia anônima ao MT, para que o local seja inspecionado e avaliado por um fiscal. Seguindo as normas do Ministério do Trabalho, o empregador estará dando um grande passo para reduzir os acidentes de trabalho na empresa e seus efeitos na moral dos trabalhadores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível