Mais
×

Os efeitos colaterais do clenbuterol NIHFI

Atualizado em 19 julho, 2017

O clenbuterol é originalmente um suplemento veterinário usado para ajudar os cavalos a combater seus problemas respiratórios, semelhantes à efedrina em seres humanos. Ele é um broncodilatador, expandindo as vias para facilitar a respiração, sendo permitida em alguns países como um tratamento a longo prazo para a asma. Ele tem sido usado por muitas pessoas, especialmente na comunidade de musculação, como uma droga para queimar gordura e atingiu alguma notoriedade como uma droga para perda de peso, usada para eliminar rapidamente aqueles quilos indesejados. Ele tem inúmeros efeitos colaterais que já foram relatados, alguns dos quais que podem ser extremamente perigosos.

O clenbuterol ganhou popularidade como um potente suplemento para perda de peso (Image by Flickr.com, courtesy of Jon Feinstein)

Efeitos colaterais termogênicos

Uma das formas que o clenbuterol induz a perda de gordura é aumentando a temperatura corporal quando em repouso, o que a específica como uma droga termogênica. Tomar muito desse composto (ou, se você for sensível ao medicamento, tomar uma dose normal) pode aumentar a temperatura do corpo o suficiente para causar uma transpiração excessiva e persistente, o que pode induzir o superaquecimento.

Nervosismo

Uma sensação de extrema agitação e nervosismo é um efeito colateral grave do clenbuterol, causada, em parte, pelos efeitos da droga no sistema cardiovascular. Ele pode aumentar sua frequência cardíaca durante o repouso, dependendo da dosagem tomada, levando a um enorme sensação de pânico. Não é possível reduzir o ritmo cardíaco até que os efeitos da droga tenham passado.

Tremores

Outro efeito colateral comum do clenbuterol são os tremores nos membros, particularmente nas mãos. Ele afeta o sistema nervoso simpático (o que ajuda na regulação do sistema cardiovascular, bem como na secreção de enzimas digestivas e da dilatação ou constrição dos vasos sanguíneos), que eventualmente pode ocasionar espasmos musculares e tremores nas mãos e dedos.

Perda de peso

Um dos efeitos colaterais mais comuns é a perda de peso de forma rápida. Por o clenbuterol ser um composto termogênico e uma maior temperatura corporal em repouso significar uma taxa metabólica maior, seu corpo queimará mais calorias, o que leva à perda de peso se o consumo de calorias não for muito alto. Além disso, o rápido aumento da frequência cardíaca também aumenta a taxa metabólica de repouso do seu corpo, levando a um aumento ainda maior do seu metabolismo.

Overdose

Uma overdose de clenbuterol pode ocasionar uma ruptura muscular grave, assim como um ritmo cardíaco irregular. O uso excessivo e a overdose podem levar a um ataque cardíaco, pois sua frequência cardíaca aumenta muito se a quantidade tomada do composto for muito alta. O clenbuterol também pode induzir náuseas e vômitos. Apesar da maioria das pessoas sofrer com uma overdose, é extremamente improvável ela causar uma morte, a menos que uma quantidade absurdamente grande seja ingerida de uma só vez.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article