Os efeitos danosos do Febreze

Escrito por sarah jones | Traduzido por mariana de mello andré scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os efeitos danosos do Febreze
Julia Stiles apresentou o Febreze na MTV como sendo necessário para os alojamentos universitários (Scott Gries/Getty Images Entertainment/Getty Images)

O Febreze é um eliminador de odores e aromatizador de ambientes para uso doméstico. Ele foi lançado nos Estados Unidos em 1988, mas foi desenvolvido na Inglaterra, e é vendido na Ásia, na Nova Zelândia, na Austrália e no Brasil. Desde o seu lançamento, várias formas diferentes foram adicionadas à linha, incluindo velas perfumadas e óleos para ligar na tomada.

Outras pessoas estão lendo

Aviso do rótulo

O rótulo avisa que a inalação do produto pode ser fatal e, caso entre em contato com os olhos, deve ser enxaguado imediatamente. Ele avisa, ainda, que superfícies duras podem ficar escorregadias, devendo-se tomar cuidado para não escorregar no produto e acabar caindo. Além disso, também se pede para não expor o produto a fogo ou calor. Ainda assim, além desses avisos básicos, a Procter & Gamble assegura ao público que o seu produto é seguro para uso doméstico.

Pesquisa de toxicidade

O Environmental Working Group (EWG) testou o Febreze de forma independente, e seu relatório de toxicologia afirma que o Febreze possui diversos produtos químicos que podem ser danosos não apenas para o ambiente, mas também para sua saúde. De acordo com o EWG, o Febreze possui 89 contaminantes do ar, incluindo o acetaldeído, o propilenoglicol, o limoneno e o metil-etil-acetato de pirolidona, que é tóxico para o cérebro e o sistema nervoso. Esses contaminantes estão ligados ao câncer, são tóxicos para o sistema reprodutor e causam alergia.

Os efeitos danosos do Febreze
O Febreze contém produtos químicos que podem ser danosos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

É seguro para animais domésticos?

Há diversas questões relacionadas à segurança do Febreze para com animais domésticos. A internet está cheia de relatos de bichos de estimação envenenados pelo Febreze, mas até o momento não há evidência que permita que se tome essa conclusão. A Sociedade Americana de Prevenção da Crueldade contra os Animais emitiu um comunicado dizendo que seus toxicologistas acreditam que os animais estão seguros em ambientes onde se usa o Febreze. No entanto, há recomendações de cautela quanto a aves, pois elas costumam ser mais sensíveis a esses produtos do que os outros animais.

Os efeitos danosos do Febreze
Há controvérsias quanto ao uso do Febreze em ambientes para com animais domésticos (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Perigo geral

Aparentemente, não há nenhuma investigação em curso relacionada ao Febreze pelas agências governamentais, mas não há informações concretas e consistentes no momento atual que sugiram que o uso do produto possa ser perigoso. Como todos os produtos domésticos, leia o rótulo atentamente e tome as precauções necessárias. Use luvas ao trabalhar com produtos químicos, mantenha-os longe da pele e dos olhos e lave suas mãos cuidadosamente após o uso. Se tiver bebês, crianças pequenas ou bichos de estimação que possam ser mais sensíveis, remova-os do ambiente antes de usar o produto e mantenha-os afastados por alguns minutos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível