Economia

Os efeitos da inflação na avaliação do investimento

Escrito por patrick gleeson | Traduzido por elia regina previato
Os efeitos da inflação na avaliação do investimento

A inflação diminui o poder de compra da moeda

Comstock/Comstock/Getty Images

Antes do uso generalizado de previsão e modelagem assistida por computador, as avaliações de investimento muitas vezes não levavam em conta as taxas de inflação. Com a inflação, os preços continuam subindo e os valores em moeda nominal compram quantidades cada vez menores de bens e serviços ao longo do tempo. Os investidores precisarão levar isso e conta, sobretudo em economias emergentes com taxas relativamente elevadas de inflação. A avaliação contemporânea de investimentos considera todas as três taxas de desconto: a taxa nominal da moeda, a taxa real e a taxa de inflação. Uma avaliação sofisticada também inclui projeções que levam em conta a incerteza das taxas futuras de inflação.

Outras pessoas estão lendo

Índices de inflação e fluxos de caixa

Os fluxos de caixa são cruciais para determinar a viabilidade de um investimento proposto. Como investidor, você deseja saber a taxa média de retorno (chamada de ARR) de seu investimento. Inicialmente, pode encontrá-la comparando os fluxos de caixa anuais com o custo inicial de seu investimento. Em uma análise, por exemplo, conclui-se que em um período de sete anos a ARR é igual a 9%. No entanto, o método ARR não leva em conta a inflação. Se ela for igual a 10% ao ano, o valor real do dinheiro que você usou para fazer o seu investimento inicial cairá em 50% ao longo de 10 anos, reduzindo os fluxos de caixa futuros. O valor do dinheiro recebido em tempos futuros decresce na proporção da inflação. O método ARR não considera esse declínio. Você obterá resultados mais realistas utilizando um método de avaliação que incorpore a taxa de inflação na tomada de decisão.

Método do valor liquido atual

A avaliação do valor líquido atual de um investimento leva em conta a taxa de inflação e lhe dá a taxa de retorno real sobre o seu dinheiro. Se a taxa de inflação, por exemplo, for igual a 5 %, então o fator de desconto para o primeiro ano será igual a 0,952 % e os descontos sucessivos do segundo ao quinto ano serão iguais a 0,907%, 0,864%, 0,823% e 0,784%. Para encontrar a taxa real de retorno considerando a inflação, multiplique a taxa nominal de retorno pelo percentual de desconto para cada ano. Se a ARR for igual a 7%, as taxas de retorno reais declinarão ao longo destes cinco anos para 6.7%, 6.4%, 6.0%, 5.8% e 5.5%. Perceba que, até o quinto ano, a taxa de retorno real caiu proximo à taxa da inflação.

Os efeitos da inflação no investimento

A inflação tem efeitos imprevisíveis sobre a demanda do consumidor. Se uma empresa tentar combater uma inflação anual de 15% com aumentos anuais nos preços de iguais 15%, a demanda do produto poderá cair vertiginosamente. Se ela tentar atenuar essa situação aumentando os preços à uma taxa menor do que a da inflação, os lucros cairão. A inflação também afetará o financiamento. Em geral, conforme a inflação sobe, o custo do capital se eleva com ela. Geralmente a empresa deverá reter uma parcela maior de seus ganhos para comprar ativos ou deverá reter ganhos para pagar o alto custo do financiamento desses. A avaliação de investimento deve levar em conta esses efeitos inflacionários negativos.

Incertezas em relação à inflação

As incertezas em relação à inflação tornam difíceis as avaliações de investimento. Novos métodos de avaliação incorporaram essa incerteza e, em vez de propor os fluxos de caixa futuros específicos, realizam análises de risco dos dados e, em seguida, descrevem uma série de resultados, atribuindo a cada um a probabilidade de risco. Isso dá aos investidores uma visão mais realista, pois quantifica a incerteza inerente ao investimento.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media