Efeitos do infrassom sobre os ouvidos

Escrito por jiquanda johnson | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos do infrassom sobre os ouvidos
A exposição prolongada ao infrassom pode ter um efeito negativo sobre o corpo ou até causar a morte (ear image by Connfetti from Fotolia.com)

Um apito para cachorros produz um som muito agudo que só pode ser escutado por um ouvido animal. Esta frequência é conhecida como infrassom e pode ou não ter efeito sobre o ouvido humano em certos níveis. O infrassom vai de 15 a 20 herz, o que é baixo demais para ser ouvido por humanos. Dependendo do tom da frequência, o infrassom pode causar medo, ter um efeito negativo sobre a pessoa fisicamente ou até mesmo causar a morte.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de infrassom

O infrassom ocorre tanto naturalmente quanto em formas produzidas pelo homem. Sons produzidos pelo homem geralmente vêm de máquinas desenvolvidas especialmente para produzir este barulho, por diversas razões. Algumas máquinas não destinadas a esta finalidade também podem criar frequências de infrassom que podem afetar o ouvido. Por exemplo, turbinas eólicas, motores, aviões, carros, ônibus e trens produzem infrassom.

Os infrassons naturais são produzidos tanto por animais quanto por elementos terrestres. Desastres naturais, como erupções vulcânicas, tsunamis e terremotos, podem emitir frequências de infrassom, assim como maremotos, desprendimento de gelo das calotas polares, cachoeiras e trovoadas comuns.

Efeitos físicos do infrassom

Quando é exposto ao infrassom, o ouvido humano sente a vibração da frequência, que fica abaixo do padrão de 20.000 hertz necessários para que o som seja ouvido pelos humanos. Mas,a vibração causa um estímulo nas células ciliadas externas da cóclea, dentro do ouvido.

A exposição prolongada ao infrassom de alta frequência pode criar uma perturbação nas funções normais dos ouvidos médio e interno. Esta perturbação pode causar náuseas, deficiências no equilíbrio e desorientação. Doses leves podem causar indisposição, mas exposição intensa a infrassom pode levar à morte.

Por outro lado, alguns infrassons de baixa frequência podem causar um estado eufórico. A exposição leve pode elevar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, levando a uma liberação de endorfinas que geram uma resposta de adrenalina.

Efeitos psicológicos do infrassom

Além dos efeitos físicos causados pela exposição ao infrassom, há um efeito psicológico.

De acordo com um estudo de 2002 chamado "Soundless Music" (música sem som), que introduz uma forma de infrassom produzido pelo homem para pessoas que assistem a um concerto, as pessoas entrevistadas declararam que tiveram várias experiências emocionais e físicas durante o show. Alguns membros da plateia disseram que experimentaram sensações de ansiedade, frio e formigamento. Alguns disseram até que ficaram desconfortáveis e que sentiram as emoções com mais profundidade.

O infrassom também tem contribuído para relatos de visões de fantasmas, sensações de empoderamento espiritual ou do espírito santo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível