Efeitos da lua e do sol sobre as marés

Escrito por nora huynh kitchen | Traduzido por marcelo couto
Efeitos da lua e do sol sobre as marés

As orlas aumentam e diminuem conforme a maré sobe ou baixa

Image by Flickr.com, courtesy of Geno

O nível do mar nos oceanos da Terra aumenta e diminui duas vezes por dia. Esses momentos em que a água sobe ou baixa são chamados de maré alta e baixa, e são causados pela atração gravitacional da lua e do sol.

Outras pessoas estão lendo

Gravidade

A gravidade da lua atrai determinadas coisas na Terra em sua direção. A gravidade da Terra mantém a maioria delas no planeta, mas não pode controlar a água completamente (veja Referência 1).

Maré alta

O lado da terra que está mais próximo da lua apresentará a maré alta, pois a água é atraída em direção ao satélite natural, deformando levemente a superfície do planeta. Outra maré alta acontece no lado oposto da Terra, causada pela força de rotação do próprio planeta (veja Referência 2).

Maré baixa

Os lados da Terra entre as duas marés altas apresentarão a maré baixa, uma vez que a água está sendo puxada para longe deles, em direção às áreas de maré alta (veja Referência 2).

Fluxo e refluxo

A rotação da Terra implica que cada parte do planeta estará o mais perto da lua uma vez por dia e o mais longe da mesma, também uma vez por dia, causando as duas marés altas e as duas marés baixas nesse tempo.

O sol

A gravidade do sol também atrai a água da Terra, mas possui um efeito muito mais fraco. Quando alinhado com a lua, o sol fortalece a atração do satélite, criando marés altas e baixas mais intensas, chamadas de marés vivas. Quando está em um ângulo de 90º com a lua, o sol atrai a água levemente para longe do satélite natural, criando marés menos aparentes, chamadas de marés mortas (veja Referência 2).

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media