Efeitos negativos de uma dieta com poucos carboidratos

Escrito por r.l. remenyi | Traduzido por dyogo victor amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos negativos de uma dieta com poucos carboidratos
Dietas com poucos carboidratos podem trazer efeitos colaterais (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Dietas de poucos carboidratos são ricas em proteínas e limitadas em hidratos de carbono. Um bom exemplo é a dieta de Atkins ou de South Beach. Elas eram populares na década de 1970 e voltaram à fama nos últimos anos. A popularidade continua, principalmente devido ao fato de que geralmente as pessoas que procuram uma dieta baixa em carboidratos, e são capazes de cumpri-la, conquistam os resultados que almejam. Isso é bom, certo? Não necessariamente. Essas dietas podem ter efeitos colaterais negativos, que vão de mau hálito à insuficiência renal.

Outras pessoas estão lendo

A origem de alguns efeitos colaterais negativos associados a dietas com poucos carboidratos

As cetonas são a origem de alguns efeitos colaterais negativos associados às populares dietas com poucos carboidratos. Conforme definido pela WebMD, as cetonas são resíduos no organismo produzidos quando o corpo entra em cetose, ou seja, o corpo quebra as reservas de gordura em substituição aos carboidratos que são normalmente transformados em energia. Pessoas em uma dieta com poucos carboidratos produzem mais cetonas porque, sem carboidratos, nossos corpos são forçados a quebrar a gordura armazenada.

Mau hálito e outros efeitos colaterais leves de uma dieta com poucos carboidratos

Dietas com pouco carboidratos podem causar mau hálito. Como cetonas extras são produzidas pelo corpo, elas saem na urina e saliva. Um artigo publicado pela WebMD diz que, infelizmente, não há muito o que se possa fazer sobre o mau hálito nesses casos. Beber muita água, por vezes, pode ajudar. Chupar balas ou mascar chicletes sem açúcar pode ser uma solução temporária, mas as balas costumam conter açúcar e devem ser evitadas de acordo com as instruções da dieta. O problema, no entanto, deve desaparecer após a primeira fase da dieta, quando a ingestão de hidratos de carbono é liberada. Outros efeitos colaterais leves incluem fraqueza, náuseas, tontura e insônia. Segundo o Health News, eles são também causados pela falta de hidratos de carbono no organismo e consequente produção de cetonas.

Efeitos colaterais severos de uma dieta com poucos carboidratos

O WebMD afirma que, quando seu corpo entra em cetose, as cetonas extras no organismo podem causar falha em órgãos e resultar em insuficiência renal, pedras nos rins e gota. Além disso, as pessoas que sustentam uma dieta de baixos carboidratos por muito tempo também podem ter um risco aumentado para colesterol alto e doenças cardíacas, já que são incentivadas a comer grandes quantidades de produtos lácteos e proteína.

Outras considerações

Além dos riscos para a saúde associados à essa dieta, é normalmente difícil para uma pessoa comum cortar completamente os carboidratos ainda na primeira fase do processo, que dura apenas duas semanas. Isso requer uma quantidade excepcional de força de vontade, uma vez que os carboidratos estão presentes na maioria dos alimentos. As dietas com poucos carboidratos permanecem controversas, pois os resultados são geralmente percebidos logo após o início da nova rotina alimentar, no entanto, esses resultados podem ser consequência de comer menos, pois existe um limite a respeito do que uma pessoa pode ingerir quando inicia esse tipo de dieta.

O outro lado da moeda

Por outro lado, há muitas pessoas que defendem a dieta com poucos carboidratos, e muitos estudos provam seus benefícios. No geral, antes de iniciar uma dieta, deve-se analisar todos os seus aspectos para descobrir quais são os riscos e se aquela rotina trará benefícios para aquele indivíduo. A melhor abordagem para a perda de peso não é uma dieta, no fim das contas, mas uma mudança no estilo de vida. Há sempre riscos associados com qualquer dieta da moda e, talvez, uma regra de ouro seria comer de tudo, mas com moderação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível