Elementos chave de um código de ética ou conduta

Escrito por neil kokemuller Google | Traduzido por bianca reis
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Elementos chave de um código de ética ou conduta
Um código de ética ajuda a desenvolver uma cultura organizacional distinta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um código de ética e código de conduta são documentos geralmente semelhantes. São diretrizes formais, por escrito, desenvolvidas pela direção de empresas ou líderes, que servem como uma declaração de valores e padrões éticos de uma organização inteira. Um código de conduta comunica expectativas dentro de uma organização e transmite aos demais interessados, incluindo acionistas, clientes, parceiros e comunidade, princípios que orientam as operações de uma organização.

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Declaração de propósitos

Segundo um artigo da "Management Quarterly" de 2005, intitulado "Desenvolvimento de um Código de Ética," Greg Boudreaux e Tracey Steiner salientam que os códigos éticos variam muito no que diz respeito aos elementos e diretrizes. No entanto, a inclusão comum é introduzida com uma declaração do propósito do código. Para algumas empresas, o objetivo de um código é fornecer uma visão geral de seus principais valores. Outros códigos de ética fornecem orientação específica para os funcionários sobre como agir em nome da empresa.

Valores éticos

Um código de ética ou conduta é um esforço relativamente inútil se não incluir uma lista, ou descrição, dos valores mais importantes para a organização. Fazer nota de cada valor é impossível e pode diluir o impacto de focar os pontos mais críticos para a organização. Alguns valores comumente indicados nos códigos de empresa incluem honestidade e integridade, a satisfação do cliente, cidadania, inovação, respeito pelo meio-ambiente e um time orientado ao trabalho em equipe e com mente aberta.

Prestação de contas

Declarações de compromisso ético para os principais interessados de uma organização são elementos eficazes em um código de ética. A declaração de compromisso com os acionistas e seus interesses financeiros é muitas vezes utilizada. As empresas também explicam os padrões éticos relacionados às relações com os clientes, parcerias com fornecedores e comunidade. Um politica de honestidade para o cliente é referência comum de comunicação com os clientes. Relações comerciais justas e éticas são um compromisso em comum para parceiros. Promessas de envolvimento da comunidade, a conformidade legal, e participação em programas de caridade são atos comuns também.

Implementação

Na sua "Criação de um Código de Ética," a B Resources descreve um processo de doze partes para a implementação de um código de ética. As empresas costumam desenvolver códigos de ética e não conseguem implementar de uma forma que afete a cultura da empresa. Para ter a adesão dos empregados, uma organização deve comunicar o código regularmente e oferecer recompensas para os funcionários que demonstram aceitação ao código, e consequências para aqueles que não o seguem. Isto inclui fazer da ética um componente de avaliações de funcionários, mesmo a nível executivo.

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