×
Loading ...

Elementos principais da mitologia grega

Atualizado em 23 março, 2017

O termo "mito" vem da palavra grega "mythos" que é traduzida como "história". Portanto, o estudo da mitologia grega é o estudo da história desse povo. Cada mito grego possui os mesmos elementos principais, embora as histórias diferirão muito entre os tipos, tais como tragédias e comédias.

A mitologia grega antiga possui alguns elementos em comum, como deuses e deusas (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Utiliza o sobrenatual

Em cada mito grego existe algo sobrenatural. Por exemplo, os antigos deuses gregos são destaques nos mitos ou existem criaturas como hidras, medusas ou pégasos. Na maioria deles, a intervenção dos deuses para resolver um problema é o principal elemento sobrenatural. Eles também possuem elementos como a força sobre humana, como é encontrado em Hércules.

Loading...

Seguem a ordem social

Os mitos gregos antigos seguiam os valores e sinais que eram comuns entre os gregos e seus sistemas de crenças. As explicações dos eventos eram feitas usando apenas o contexto e cultura desse povo.

Explicação do mundo

Os mitos gregos tentavam explicar como o mundo surgiu e como ele funcionava, e por isso era sempre dito algo sobre a Terra em cada um deles. Por exemplo, as tempestades com trovões eram consideradas como a fúria de Zeus, enquanto um mar violento era o resultado da ira de Poseidon. As histórias explicavam os acontecimentos do mundo natural utilizando os deuses e criaturas.

Humanidade

Os mitos gregos falavam sobre a natureza humana. Eles mostravam uma admirável força em personagens como Hércules, mas também demonstravam suas fraquezas. No caso deste personagem, ele não era inteligente. Não eram apenas os seres humanos que cometiam erros, até mesmo os deuses na mitologia grega estavam propensos a erros e fraquezas. Por exemplo, muitos deles traiam seus cônjuges. Essas falhas procuravam explicar a natureza humana.

Dualidades

Os mitos gregos discutiam dualidades, como a luz contra a escuridão ou o bom contra o mal. Esses, além de explicações, eram contados como lições para os ouvintes. Nos mitos, a dualidade era demonstrada por vários personagens que representavam um lado do problema. Por exemplo, Hércules era considerado "bom", e o monstro que ele lutou "ruim".

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...