Como os eletrodomésticos funcionam

Escrito por donald miller | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como os eletrodomésticos funcionam
Entenda como funcionam os eletrodomésticos (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Características em comum

Uma coisa que todos eletrodomésticos possuem em comum é, sem dúvidas, o funcionamento por eletricidade. Outra é que eles convertem a eletricidade em outra forma útil de energia. A maioria dos eletrodomésticos fazem isso com auxílio de um motor elétrico, que é um dispositivo que recebe corrente elétrica e, através de um arranjo de fiação, imãs e de um eixo de rotação, converte a energia elétrica em uma energia rotacional que pode fazer um trabalho mecânico.

Funcionamento do eixo

De acordo com a função do equipamento, coisas diferentes podem ser presas ao eixo do motor. No caso de um processador de alimentos ou liquidificador, é um conjunto de lâminas de vários tipos que picam os alimentos. Uma batedeira é um eletrodoméstico similar que funciona de maneira muito parecida com um processador ou liquidificador. Uma das diferenças possíveis é que as RPMs (rotações por minuto) são menores, já que uma batedeira não precisa cortar e picar.

Outras aplicações ao eixo

Um aspirador de pó é outro exemplo de eletrodoméstico que também possui um motor que converte energia elétrica em mecânica. Mas no caso desse aparelho, o dispositivo de rotação gera uma corrente de ar que cria sucção. Um aspirador de pó deve ter entrada e saída de ar e, entre eles, um filtro ou um sistema de filtros para filtrar objetos estranhos e partículas na corrente de ar. Os aparelhos mais modernos e sofisticados possuem filtros altamente refinados, muitas vezes uma combinação de mais de um tipo de filtro, que remove as partículas extremamente pequenas do ar.

Outros eletrodomésticos

Pode-se pensar em eletrodomésticos como aqueles objetos utilizados dentro de casa, mas, em um sentido mais amplo, incluem os equipamentos externos, bem como os de casa. Nesse sentido, os eletrodomésticos incluem aparadores de grama e ervas, serras elétricas e sopradores de folhas. Novamente, o que todos possuem em comum é o motor elétrico com um eixo preso ao dispositivo que faz o trabalho que caracteriza cada equipamento.

Dispositivos sem fio

Também pode-se incluir na lista objetos sem fio que funcionam com baterias recarregáveis. Objetos como furadeiras e aparadores sem fio que funcionam sem bateria se encaixam nessa categoria. Seu funcionamento interno inclui um motor elétrico e um eixo rotatório que faz o trabalho, assim como os dispositivos que são ligados em tomadas. A forma de eletricidade em equipamentos sem fio é chamada DC ou corrente direta, contra AC ou corrente alternada (comum em tomadas). Mas, uma vez que a eletricidade é fornecida ao motor, o modo como o eletrodoméstico funciona é o mesmo.

Geradores

Um gerador é, essencialmente, o oposto de um motor elétrico. Em um motor, a eletricidade é a entrada e a energia rotacional e mecânica são as saídas. No caso do gerador, alguma outra fonte de energia além da eletricidade causa a rotação, e a energia elétrica é produzida na saída, ou seja, a corrente elétrica é o resultado do giro do eixo. Os geradores também podem ser pequenos e girados com a mão ou anexados a uma bicicleta ou qualquer outra manivela que fará o eixo girar. Um exemplo de eletrodoméstico desse tipo é um pequeno moinho de vento para uso doméstico, no sentido mais amplo, que, ao invés de um motor, possui um gerador.

Conclusão

A variedade de objetos que podem ser qualificados como eletrodomésticos é grande. Existem mais exemplos do que os mencionados aqui. Mas uma característica que a maioria deles têm em comum, é o fato de receberem energia elétrica e converterem em mecânica. Na maioria dos aparelhos, esse trabalho é feito por um motor elétrico, com exceção do gerador elétrico que faz o contrário, convertendo a entrada de alguma outra fonte de energia em eletricidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível