×
Loading ...

Como fazer um eletroímã com bobinas de transformador

Atualizado em 23 março, 2017

Como discutido no livro "Fundamentals of Physics", de David Halliday e Robert Resnick, transformadores transferem energia elétrica de um circuito primário para um secundário. A energia do primeiro circuito se manifesta como uma corrente alternada que passa pela bobina no transformador. A bobina produz um campo magnético que magnetiza o transformador. A corrente alternada varia; logo o mesmo ocorre com a magnetização do transformador e essa variação magnética cria uma força eletromotriz na bobina do circuito secundário. Você pode fazer um eletroímã com um transformador removendo a bobina do circuito secundário.

Instruções

Faça um eletroímã usando um transformador (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Corte a bobina secundária do transformador. Apenas corte-a com o alicate e a desenrole.

    Loading...
  2. Retire uma porção do material magnetizável do transformador se ele formar uma volta fechada -- especialmente a porção que segurava a bobina secundária. Cortar essa porção gera duas pontas, criando os polos norte e sul necessários para o eletroímã. Se o material magnetizável for linear, então não é preciso cortar nada. A tesoura corta vergalhão pode ser o modo mais barato de cortar a volta se você não possuir uma serra que pode cortar metal.

  3. Ligue os dois fios livres da bobina primária aos dois contatos de uma bateria de 9 V. O transformador agora é um eletroímã. Prenda os fios no lugar com fita isolante para que suas mãos fiquem livres para testá-lo. Tente usar o eletroímã para pegar alguns clipes de papel.

Loading...

O que você precisa

  • Serra tico-tico manual ou tesoura corta vergalhão
  • Bateria de 9 V
  • Alicate de corte
  • Fita isolante

Referências

Loading ...
Loading ...