Mais
×

Como eliminar o cheiro de carne estragada

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O cheiro de carne estragada é inconfundível e praticamente impossível de se cobrir. Quando as bactérias têm a oportunidade de se reproduzir, elas o fazem com uma rapidez alarmante, criando limo e odores e fazendo com que a carne não possa mais ser consumida. Se sua geladeira ou congelador estragou recentemente, ou você simplesmente esqueceu a carne crua fora do gelo por muito tempo, a temperatura ambiente é tudo que as bactérias precisam para começarem a se multiplicar. Se livrar da fonte do problema é o primeiro passo para de eliminar esse cheiro extremamente desagradável.

Instruções

Se armazenada na temperatura errada, a carne pode estragar muito rápido (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque a carne estragada em uma sacola plástica e jogue em uma lixeira na rua, para tirá-la de dentro de casa. Se o pacote estiver vazando, usa luvas de borracha para evitar que as bactérias e o sangue da carne entrem em contato com a sua pele.

  2. Lave superfícies duras com água morna e sabão, como os balcões, para eliminar qualquer limo ou sangue que possa ter vazado da carne. Depois de limpa, higienize a área para eliminar qualquer bactéria que tenha ficado por ali com uma solução fraca de 2 colheres de sopa de alvejante de cloro em 1 litro de água.

  3. Limpe a sua geladeira ou congelador, se a carne estragada estava em um deles. Tire todos os itens da geladeira ou congelador e procure por contaminações. Fluídos da carne estragada podem ter caído em outros alimentos, e esses alimentos devem ser jogados fora imediatamente.

  4. Lave o interior da geladeira ou congelador com água e sabão. Primeiro, faça o descongelamento do congelador, retirando ele da tomando e deixando o gelo derreter. Coloque uma bandeja para aparar a umidade. Uma vez que o interior da unidade seja lavado com água e sabão, use um pano ou esponja úmida para fazer o enxágue. Deixe ela aberta por 30 ou 45 minuto para que ela seque.

  5. Crie um fluxo de ar na cozinha para forçar a saída do cheiro ruim. Abra as janelas e use ventiladores para introduzir ar fresco na área.

  6. Coloque um pacote aberto de bicarbonato de sódio dentro da geladeira para ajudar a absorver os odores ainda presentes. O ar normalmente circula entre o congelador e o refrigerador na maioria das unidades, então manter o bicarbonato na geladeira irá ajudar a manter o ar fresco nas duas partes.

  7. Molhe um pano com vinagre de álcool e escorra. Sacuda o pano no ar para ajudar a eliminar o odor no ar.

  8. Lave qualquer tecido que possa ter entrado em contato com a carne estragada, como panos de prato e os panos usados na limpeza. Lave com o sabão em pó, de acordo com as instruções do fabricante, e adicione uma xícara de bicarbonato de sódio para ajudar a tirar o cheiro.

Dicas

  • Se a carne estragada estava no refrigerador ou no congelador e a unidade precisar ser limpa, coloque as comidas que forem retiradas uma caixa térmica -- ou faça sua caixa de gelo, forrando uma caixa com uma toalha e enchendo de gelo antes de colocar a comida dentro -- para manter tudo bem gelado.

O que você precisa

  • Sacola plástica
  • Luvas de borracha
  • Detergente de louça ou de roupas
  • Pano limpo ou esponja
  • Alvejante de cloro
  • Panela
  • Ventilador
  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre de álcool
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article