on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como embalar alimentos a vácuo para congelar

Atualizado em 17 abril, 2017

O equipamento de envólucros retráteis, também conhecido como vedação a vácuo, não é mais apenas para uso comercial e as opções caseiras são simples e eficazes. A vedação a vácuo remove o oxigênio da embalagem, o que pode estender a vida de prateleira e a qualidade de um alimento, de acordo com Elizabeth L. Andress, professora associada do Departamento de Alimentos e Nutrição da Universidade da Geórgia. A economia pela compra de alimentos a granel e menos resíduos a longo prazo compensarão o custo do selador a vácuo. Além disso, os alimentos devidamente embalados exigem menos espaço de armazenamento e podem ficar empilhados mais nitidamente no congelador.

Instruções

Embale os alimentos a vácuo para evitar que se queimem no freezer (frozen strawberries image by João Freitas from Fotolia.com)

    Preparação para se selar a vácuo

  1. Pré-congele a carne ou o peixe por cerca de uma a duas horas antes de embalar a vácuo para manter a forma e os sumos naturais.

    Loading...
  2. Escalde os legumes no fogão em um caldeirão cheio de água fervente por um a dois minutos para vegetais folhosos ou ervilhas e por três a cinco minutos para vegetais como brócolis ou cenouras. Mergulhe os legumes escaldados em uma tigela com água fria para interromper o cozimento, escorra em uma peneira, em seguida, seque os legumes com toalhas de papel.

  3. Congele as frutas inteiras, espalhadas individualmente em uma assadeira por uma a duas horas no congelador.

  4. Congele líquidos, como caldo ou molhos, em uma forma de pão ou bandeja de cubos de gelo até completamente congelados e retire do congelador.

    Embalar e selar a vácuo

  1. Abra a parte superior de um saquinho de selagem a vácuo e coloque o alimento, deixando pelo menos 8 cm de espaço entre o alimento e a parte de baixo e o topo do saquinho.

  2. Segure o saquinho a vácuo com uma mão em cada um de seus lados e depois coloque a sua extremidade dentro do canal do selador a vácuo. Feche a tampa do selador sobre a boca do saquinho. Pressione a tecla "selar" ou o botão "start".

  3. As luzes do selador a vácuo começam a acender para mostrar o progresso de vedação. Segure o saquinho até a bomba de vácuo puxar o ar para fora do saquinho e ele encolher em torno do alimento, então solte o saquinho.

  4. Observe as luzes do selador a vácuo até que a vermelha apague. Retire os alimentos embalados a vácuo e coloque-os no freezer.

Loading...

Dicas

  • Use uma toalha de papel na parte superior do saquinho durante o processo de selagem para absorver o excesso de sucos, se não for possível pré-congelar a carne.
  • Deixe um espaço extra acima do saquinho para queijos duros, para que possa selá-los novamente após cada utilização.

Aviso

  • Os alimentos embalados a vácuo não substituem os conservados ou guardados na geladeira ou no freezer. Os alimentos perecíveis devem ainda ser convenientemente armazenados em uma geladeira ou freezer após o processamento.
  • Evite encher demais sacos de vedação a vácuo, deixando pelo menos 8 cm de espaço acima do alimento armazenado.

O que você precisa

  • Caldeirão
  • Tigela
  • Peneira
  • Toalhas de papel
  • Assadeira
  • Forma de pão ou bandeja de gelo
  • Saco de vedação a vácuo
  • Selador a vácuo

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...