Como encorajar a comunicação entre crianças pequenas?

Escrito por sam williams | Traduzido por jessica rocha
Como encorajar a comunicação entre crianças pequenas?

Quanto mais cedo as crianças aprendem a se comunicar de forma eficaz, melhor elas se sentirão

Ezra Shaw/Digital Vision/Getty Images

Não há cronograma definido de quando uma criança falará suas primeiras palavras. Algumas aprendem a falar mas são muito tímidas para falar com estranhos. Outras têm deficiências de aprendizagem que retardam o seu progresso em aprender a se comunicar. Pais e professores podem ajudar seus filhos a desenvolver hábitos de interagir e se comunicar com os outros.

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Reforçando a linguagem

Transforme a linguagem falada em um meio visual para crianças e bebês. Dr. Wayne Secord aconselha que você acompanhe pistas visuais com repetição. Em seguida, pergunte ao seu filho questões que exigem apenas respostas curtas ou uma palavra como resposta. Ele também aconselha que, sempre que ele falar, dê-lhe uma resposta verbal. Nunca deixe-o se sentir como se você não fosse receptivo à comunicação. Quando ele responder com comunicação não-verbal, responda da mesma forma não-verbal, mas acrescente pistas vocais para incentivá-lo a falar na próxima vez.

Rotinas

Desenvolva rotinas e horários para ajudar as crianças a superar a sua ansiedade de falar suas primeiras palavras. No livro, "Educação Infantil Inclusiva", Penny Low Deiner escreve: "Crianças pequenas dependem de horários familiares, rotinas e relacionamentos para se sentirem seguras". Ela aconselha que a segurança é um fator de conforto para as crianças na hora de tentar falar e se comunicar. Isso é especialmente importante quando as crianças são muito pequenas e estão aprendendo suas primeiras palavras.

Deficiências de aprendizagem

As crianças com dificuldades de aprendizagem podem ter problemas para conectar palavras em suas cabeças e expressá-las verbalmente. Demonstre paciência. Pesquisadores do centro "Alabama’s University Center for Excellence in Development Disabilities Education" aconselham o uso de sinais, gestos e linguagem corporal para se comunicar com a criança e ajudá-la a desenvolver uma conexão entre estes gestos e seus significados. Exagere as expressões faciais para um máximo de impacto. Para deficiências mais graves de audição, visão ou aprendizagem, incentive a comunicação ensinando às crianças a usarem dispositivos externos. Use equipamentos de comunicação especial, como equipamentos de saída de voz, Braille ou cartões.

Para professores

Na frente dos outros, as crianças animadas ou nervosas não conseguem encontrar as palavras para dizer o que desejam dizer, ou podem ser tímidas ao redor de novos rostos. No livro "Infants and toddlers", Terri Jo dá aos professores conselhos sobre como incentivar a comunicação em novos alunos. Em vez de terminar as frases deles por eles ou lhes permitir apontar e se esconder atrás de alguém, espere que falem. Separe as crianças em grupos menores, de modo que eles conseguirão falar à vontade com as outras crianças do grupo, ao invés de falar para toda a turma. Quando lhes der instruções, faça de forma curta e breve. Siga sua aula com rotinas e defina horários.

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