Endocrinologia canina e felina

Escrito por susan lee | Traduzido por fabrício scaramello
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Endocrinologia canina e felina
Cães e gatos são afetados pelos hormônios anormais do sistema endócrino (Cat dog friendship image by ftelkov from Fotolia.com)

Endocrinologia é o estudo dos hormônios e de seu equilíbrio dentro do corpo do cão ou gato. Às vezes, há um desequilíbrio de hormônios essenciais, que pode resultar em várias doenças. O sistema endócrino inclui o hipotálamo, glândula pituitária, tiroide, paratiroides, supra-renais, parte do sistema digestivo, pâncreas, rins, fígado, ovários e testículos. Estudos mostram que as doenças afetadas por um sistema endócrino fraco variam entre cães e gatos.

Outras pessoas estão lendo

Significado de endocrinologia

O sistema endócrino é composto por diferentes glândulas que produzem hormônios, que caem na corrente sanguínea, consequentemente em todo o corpo. Cada glândula e seus hormônios trabalham para afetar certas partes do corpo, como afirmado no PetPlace.com. Os diferentes hormônios trabalham como mensageiros, a fim de regular funções corporais. Alguns hormônios afetam quase todas as células do corpo, enquanto outros trabalham em órgãos específicos. Eles podem regular o metabolismo alterando a atividade das enzimas em células receptoras, bem como o controle de crescimento e desenvolvimento, a taxa metabólica, o ritmo e a reprodução sexual. As doenças do sistema endócrino surgem quando há um desequilíbrio hormonal.

Doenças do sistema endócrino canino

De acordo com o site VeterinaryPartner.com, existem inúmeras doenças em cães que resultam de um desequilíbrio hormonal no sistema endócrino. Síndrome de Cushing é resultado de um excesso de hormônios do tipo cortisona. Diabetes mellitus é a consequência da forma do corpo lidar com o açúcar. A doença de Addison é o resultado de uma deficiência de hormônios. Outros fatores que podem afetar negativamente o sistema endócrino podem ser um parto, o excesso de uso de esteroides, níveis de insulina inadequados, desidratação e desequilíbrio das glândulas da tireoide.

Doenças do sistema endócrino felino

Estudos do sistema endócrino felino revelam que os gatos são mais propensos a diabetes mellitus, hipertireoidismo, obesidade e doença de Cushing. Existem dificuldades na regulação do açúcar no sangue, dificultando a prevenção de situações secundárias perigosas como infecções e cetoacidose.

Endocrinologia de raças de cães pequenos (toy)

Estudos revelam que raças pequenas são propensas à hipoglicemia e convulsões provenientes de pouco açúcar no sangue. Seus corpos pequenos têm dificuldade para regular a temperatura do corpo e são suscetíveis a infecções bacterianas e desvio intra-hepático.

Os testes de diagnóstico na endocrinologia

O site PetPlace.com afirma que existem vários testes de diagnóstico endocrinológicos realizados em cães e gatos para determinar anormalidades do sistema endócrino. Os exames de sangue realizados podem determinar os tipos, quantidade e a estimulação dos hormônios no sangue. Outros procedimentos incluem um teste bioquímico sérico e análise de urina. Tomografias e ressonâncias magnéticas podem ser necessárias, bem como exames de radioisótopos e biópsias por agulha fina. Quando se trata de diagnosticar um gato, os sintomas de algumas das doenças endócrinas são tão vagos que eles podem passar despercebidos sem testes detalhados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível