Com enfaixar uma ferida na pata de um coelho

Enfaixar a pata de um coelho pode exigir mais de uma tentativa

floppy eared rabbits image by Ken Marshall from Fotolia.com

As feridas na pata de um coelho de estimação são referidas como "feridas dos jarretes" (pododermatite ulcerativa). "Jarretes" em um coelho equivalem aos tornozelos em um humano. A pododermatite ulcerativa pode ser causada por um assoalho impróprio de gaiola, obesidade do coelho, artrite ou pelagem insuficiente nas almofadas do pé. Enfaixar a pata de um coelho requer duas pessoas e paciência porque será necessário virar o coelho de cabeça para baixo e os coelhos em geral não gostam de tirar seus pés do chão.

Step 1

Leve o coelho ao veterinário para avaliação, especialmente se as feridas estiverem abertas. Peça-lhe um conselho sobre a aquisição de cremes antibacterianos para as feridas do coelho.

Step 2

Aplique o creme antibiótico às feridas enquanto um assistente segura o coelho de cabeça para baixo. Certifique-se de aplicar o creme em uma camada grossa. Cubra totalmente a ferida.

Step 3

Ponha compressas de gaze macias sobre a ferida. O creme ajudará a segurar a gaze, mas complete rapidamente as etapas seguintes para reduzir o estresse de um coelho nervoso.

Step 4

Comece pela parte detrás dos artelhos do coelho e aplique o material de bandagem elástico. Enfaixe o pé com esse material e por sobre a gaze. Continue enfaixando até o material alcançar o tornozelo. A parte de cima da pata será completamente coberta depois de concluída essa etapa.

Step 5

Continue o enfaixamento até cerca de 1,25 cm na perna, deixando exposto o osso do tornozelo. O enfaixamento precisa ser flexível, de modo que não caia, e um tornozelo que fica exposto ajudará na flexibilidade do curativo.

Step 6

Corte o curativo com tesoura e fixe-o com fita adesiva médica. Certifique-se de que a fita adesiva não prendeu de alguma forma os pelos do coelho. Esta puxará seus pelos, causando-lhe mais dor.

eHow Brasil
×