on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como enfrentar o inverno brasileiro em cada região

O Brasil é um país de território vasto e chega a ter até seis climas diferentes em toda a sua extensão. Por esse motivo, cada região sente as estações de maneiras diferentes, principalmente durante as estações de climas extremos, como o inverno. Se você for viajar durante o inverno para algumas dessas regiões ou procurando adaptar-se, veja algumas dicas de como enfrentar a estação mais fria do ano nas diferentes regiões brasileiras.

O inverno pode ser muito diferente nas diversas regiões brasileiras (gpointstudio/iStock/Getty Images)

Região Sul

O inverno na Região Sul é conhecido por ser o mais frio do país, chegando até a nevar, em algumas cidades. Para enfrentá-lo, invista em segundas-peles para usar por baixo das roupas; use casacos, cachecóis e botas para os dias chuvosos. O chimarrão, bebida típica da região, também ajuda a esquentar o corpo. A manhã é o período mais frio do dia, portanto procure não tomar banho nesse horário. Use bolsas de água quente e lençóis térmicos para esquentar a cama, na hora de dormir.

Loading...
A região mais fria é a Região Sul do Brasil (Jupiterimages/Digital Vision/Getty Images)

Região Sudeste

O inverno na Região Sudeste é menos rigoroso se comparado com o da região Sul, porém o clima é seco e pode acarretar em doenças respiratórias. Procure beber muita água, deixe panos úmidos nos cômodos para umedecer o ambiente e use cremes hidratantes. Higienize as mãos sempre que puder. Consuma alimentos com vitamina C para combater gripes e resfriados; chá quente com limão pode ser uma boa opção para as noites frias. Tente ficar longe de queimadas em terrenos baldios e plantações.

Aproveite o clima para bebidas, como o chá (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

Região Centro-Oeste

O clima invernal da Região Centro-Oeste é conhecido pela umidade relativa muito baixa, devido às poucas chuvas da estação e com temperaturas que variam entre 10°C, de mínima, e 24°C, de máxima. Mantenha-se hidratado, use toalhas úmidas para umedecer o ambiente e proteja-se de gripes e resfriados higienizando as mãos e ingerindo vitamina C.

Mantenha-se hidratado e aquecido no inverno da região Centro-Oeste (Creatas/Creatas/Getty Images)

Região Norte

A Região Norte é mais úmida no inverno, por possuir rios em abundância e vegetação densa. Embora no inverno as temperaturas também diminuam nessa região, ainda assim elas são mais altas do que no Sudeste, fazendo com que a água evapore e se formem nuvens. Procure usar roupas com tecidos impermeáveis e botas e sapatos próprios para a chuva. Mantenha seu corpo seco e protegido da umidade. Procure deixar as mãos e os pés sempre aquecidos e secos, para que o calor possa ser distribuído para o resto do seu corpo.

Mantenha as extremidades do corpo secas e aquecidas no período do inverno (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Região Nordeste

O inverno na região nordeste é quente, quase tanto quanto o verão. A temperatura não varia ao longo do ano, devido à sua proximidade com a linha do Equador. A região também costuma ter um período de seca durante essa estação, portanto mantenha-se hidratado e coloque toalhas úmidas no ambiente em que você está. Higienize as mãos e consuma alimentos ricos em vitamina C, para ajudar o seu sistema imunológico.

Mantenha-se hidratado e economize água da torneira e do chuveiro durante o inverno nordestino (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...