on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Ensinando as crianças a fazerem mosaicos: Plano de aula substitutiva envolvendo artes

Atualizado em 21 julho, 2017

Quando um professor substituto assume uma sala de aula, pode ser difícil manter as crianças na linha. O professor precisará deixar um plano de aula preparado, e o substituto precisará de um plano reserva para o caso de o professor se esquecer de deixar outro para ele seguir. Não ter um planejamento pode custar um dia de aprendizado dos alunos, o que pode afetar os resultados das provas e outros objetivos de aprendizagem.

Um plano de aula substituto garantirá que os alunos não percam uma oportunidade de aprendizado (Pixland/Pixland/Getty Images)

Partes de um plano de aula

Existem várias partes chave para um plano de aula. Existem os itens administrativos, como a unidade, o título da lição e a área da matéria. Depois, há o tempo previsto, a descrição do projeto, a organização dos alunos e da sala de aula, os padrões curriculares, os materiais necessários, procedimentos e resultados. Completar cada parte de um plano de aula garantirá que você tenha tempo suficiente e recursos para ensinar o material e alcançar os resultados desejados.

Loading...
Sem um plano de aula, os alunos podem não completar seus objetivos de aprendizado (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Plano de aula com mosaicos

Um plano de aula bem preparado o ajudará a ensinar aos seus alunos sobre mosaicos e como fazê-los. Para começar, considere a idade dos alunos e quais resultados deseja obter. Se estiver ensinando crianças muito pequenas, você pode preparar um plano de aula simples, utilizando papéis coloridos. Os alunos mais velhos são capazes de lidar com projetos de mosaicos mais complicados, usando vidro liso, pedras e gesso.

Os projetos de mosaico fornecem uma oportunidade de ensinar arte e história ao mesmo tempo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Preparação para a aula

Reunir os materiais necessários é uma parte importante da preparação para o plano de aula. Se for fazer mosaicos de papel, reúna cartolinas, tesouras e cola. Se for criar mosaicos com pedras ou vidros lisos, pegue pedras e pedaços desses materiais no seu jardim ou em lojas artesanato. Planeje como você organizará a sala de aula para o projeto e calcule aproximadamente quanto tempo isso levará.

Objetivos de aprendizagem sobre mosaicos

A história dos mosaicos deve acompanhar a parte artesanal da aula. As artes de mosaicos existem a mais de 4.000 anos e era utilizada pelos gregos, romanos, bizantinos e muçulmanos. É possível utilizar essas obras de arte para ensinar sobre um período específico da história ou criar um cronograma geral.

Habilidades e avaliação

Antes de dar sua aula, decida quais habilidades você deseja que os seus alunos aprendam e como fará para avaliá-los. Se a história da arte fizer parte desse plano, é possível fazer um pequeno questionário ou pedir para que as crianças escrevam um trabalho para acompanhar os seus mosaicos. Se for apenas um projeto de arte, você pode avaliar o nível de habilidade delas. Como a arte é subjetiva, isso melhora o grau de aperfeiçoamento do aluno.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...