×
Loading ...

Como ensinar advérbios para crianças

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os advérbios são um componente do discurso usado em conjunto com verbos para descrever a maneira como uma ação está ocorrendo dentro de uma frase. Aprender advérbios requer compreender a definição de verbo e saber identificá-lo em uma frase. Ao encontrar o verbo, as crianças podem localizar o advérbio, verificando se o verbo está sendo modificado ou esclarecido. Para praticar advérbios, encontre-os nas frases e utilize-os em sua própria escrita para adicionar detalhes. Além disso, é importante conhecer seu papel na caracterização de adjetivos, outros advérbios e até substantivos.

Instruções

Encontre verbos e advérbios nas histórias que você conta (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Reveja a definição de um verbo: uma palavra de ação que descreve o que o sujeito da frase está fazendo. Por exemplo, na frase: "Jane anda com seu cão", o verbo é "anda", porque indica a ação que o sujeito "Jane" está realizando.

    Loading...
  2. Reveja os verbos auxiliares do passado, presente e futuro para saber identificá-los dentro de uma frase. Essa revisão pode ser feita identificando verbos em gramáticas ou lendo livros. Compreender a posição dos verbos auxilia no processo de identificação de advérbios.

  3. Estude e aprenda a definição de advérbio, que é uma ou mais palavras que caracterizam o verbo (ação) de uma frase. Note que muitos advérbios terminam em "-mente", como rapidamente, lentamente, suavemente e cuidadosamente, enquanto outros não terminam assim, como devagar, pouco, muito, entre outros. Lembre-se de que o advérbio aparece sempre caracterizando um verbo, outro advérbio, um adjetivo e, mais raramente, um substantivo.

  4. Leia uma frase como: "Jane anda com seu cão rapidamente". Sublinhe o verbo. Faça a pergunta: "Como Jane anda com seu cão?" para encontrar o advérbio. Releia a sentença para encontrar "rapidamente", que é a resposta. Circule a palavra "rapidamente". Repita esse exercício em várias frases.

  5. Escreva uma lista de advérbios. Escreva frases usando um advérbio para modificar ou esclarecer o verbo. Isso o ajudará a aprender a usar advérbios e a alongar suas frases, tornando-as mais descritivas.

  6. Crie um jogo como "Gramática do Milhão". Escreva questões relativas à identificação dos diferentes componentes do discurso, incluindo advérbios, em um lado do cartão. No outro, escreva o valor monetário da pergunta. Jogue em times ou como indivíduos. A pessoa ou grupo com mais dinheiro ao final do jogo ganha.

  7. Brinque de "Jogo da Forca do Advérbio". Escreva dicas, como a definição de um advérbio e seus sinônimos, no quadro. Conte as letras no advérbio e desenhe as linhas correspondentes no quadro. Estipule um número máximo de palpites. Desenhe uma parte diferente do morto para cada palpite errado. Inverta os papéis ao final de cada rodada.

Loading...

O que você precisa

  • Livros
  • Papel
  • Lápis
  • Cartões de anotações
  • Quadro branco ou negro
  • Canetas para quadro branco ou giz
Loading ...
Loading ...