Como ensinar biologia ao ensino médio com mapas conceituais

Escrito por alex ramirez | Traduzido por pedro henrique braga
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Como ensinar biologia ao ensino médio com mapas conceituais
O ensino com mapas conceituais aumenta a capacidade de retenção de informação dos seus estudantes (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Os mapas conceituais, também conhecidos como "mapas mentais", podem ser uma ótima ferramenta para explicar os conceitos que tenhas muitas partes e significados, tais como a matéria de biologia do ensino médio, sendo este nível mais adequado para o uso destes mapas do que o curso de graduação da faculdade, pois eles são, na maioria das vezes, melhores em fornecer uma visão geral sobre um assunto, em vez de uma explicação detalhada de cada componente. Além disso, embora existam alguns mapas conceituais disponíveis online, é sempre melhor criar os seus próprios. Dessa forma, você pode combiná-los aos seus planos de aula.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Desenhe um círculo no centro da página. Escreva de uma a quatro palavras que melhor resumem todo o assunto da lição. Normalmente, isso pode ser o nome do capítulo do livro de biologia usado por seus alunos. Por exemplo, "sistemas do corpo" pode ser um círculo central apropriado para um capítulo que discute o sistema cardiovascular e nervoso.

  2. 2

    Desenhe círculos ao redor do círculo central, que são componentes gerais do material que será abordado na aula. Estes são geralmente todos os tópicos de um capítulo do livro que compõem a ideia central, porém ainda abrangentes o suficiente para ter subdivisões do assunto abaixo deles. Por exemplo, o "sistema circulatório" ou "sistema nervoso" pode se encaixar neste nível. Esses são dois sistemas do corpo que possuem vários componentes. Continue abaixo ou ao redor do mapa conceitual, preenchendo uma seção de cada vez, até que toda a informação seja abordada completamente. Se você fosse continuar o preenchimento de um caminho hierárquico do sistema circulatório, poderia incluir um círculo com "coração humano". A partir daí, cada átrio poderia ser a ramificação do caminho a partir do círculo anterior.

  3. 3

    Planeje os conceitos em uma hierarquia. Para que as ideias semelhantes se conectem entre si por todo o mapa conceitual, é imperativo que a hierarquia seja estabelecida e mantida. Isso ajuda a manter os grupos de informações organizados e facilita mais a compreensão dos alunos.

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    Desenhe quadrados em torno de termos do vocabulário em vez de círculos. Isso não só ajudar a quebrar a monotonia do desenho, como também auxilia os alunos a reconhecer e identificar as palavras-chave associadas a cada ideia ou conceito. Exemplos de termos biológicos que poderiam ser colocados em quadrados são "núcleo" e "homeostase".

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